Menu

Rotas da Infância: escola pública de Fortaleza recebe ações no entorno para facilitar acesso de alunos

Com o objetivo de garantir mais segurança e conforto no trajeto de crianças e famílias que se deslocam a pé ou de bicicleta, a Prefeitura de Fortaleza deu início às intervenções do programa Rotas da Infância no entorno da Escola Municipal Alba Frota, localizada no Centro da cidade.

A iniciativa começou na última quinta-feira (17) e é fruto de uma parceria entre a gestão municipal e o Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), programa internacional que fomenta melhorias na infraestrutura cicloviária em diversas cidades do mundo. A ação envolve também a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Além de atender os estudantes da Alba Frota, as obras devem beneficiar diretamente alunos de outras duas escolas da região: Justiniano de Serpa e Clóvis Beviláqua. Fortaleza é uma das dez cidades selecionadas globalmente pelo BICI em 2024 para receber apoio técnico e financeiro para reforçar a segurança de crianças que utilizam a bicicleta como meio de transporte escolar. A previsão é que as melhorias sejam entregues até o início de outubro.

A coordenadora especial da Primeira Infância de Fortaleza, Lídia Lourinho, destaca a importância do projeto em um momento estratégico. “Com a reabertura da Cidade da Criança e o fluxo intenso de pais e estudantes que se deslocam ao Alba Frota e às escolas vizinhas, é essencial termos um entorno seguro e bem equipado para que esses deslocamentos possam ser feitos sem intercorrências, não só para as escolas, mas para o lazer dessas crianças, proporcionando a elas uma maior conexão com a cidade”, afirma.

Um levantamento do BICI aponta que 79% dos estudantes da Alba Frota residem em bairros próximos, como Centro, José Bonifácio, Joaquim Távora e Aldeota, e quase metade mora a menos de 1 km da escola, algo que torna o deslocamento de bicicleta uma alternativa viável.

Entre as intervenções previstas estão a construção de rampas de acesso, ampliação de calçadas, redução das distâncias de travessia, melhorias na sinalização e na infraestrutura de ciclofaixas, elevação e alargamento de ciclovias, implantação de travessias elevadas e a criação de uma ligação direta entre a escola e a Cidade da Criança, que será reaberta ao público no fim deste mês.