Em busca de estreitar ligações internacionais, o Ceará está dando os primeiros passos para realizar uma missão institucional e empresarial voltada ao agronegócio em Portugal. O projeto, apresentado nesta quinta-feira (17) ao secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Silvio Carlos, foi idealizado pela Câmara Brasil Portugal e tem como objetivo ampliar parcerias, abrir novos mercados e atrair investimentos para o estado.
A proposta é promover um intercâmbio entre empresários e gestores públicos, explorando as semelhanças climáticas e geográficas entre as duas regiões para identificar oportunidades que fortaleçam a cadeia produtiva do setor. Segundo Patrícia Campos, presidente da Câmara Brasil Portugal, esta será a primeira vez que o Ceará enviará uma comitiva formada por representantes do governo e do setor privado para prospectar negócios no mercado português.
“Pela primeira vez, vamos levar um grupo institucional, do governo, e de empresários do agronegócio para conhecer as oportunidades do setor em Portugal. O intuito é identificar as regiões do Ceará que são climaticamente e geograficamente parecidas com as regiões de Portugal e ver qual é a ambiência de negócio e de oportunidades que existem entre essas duas regiões”, destacou.
A missão, programada para abril do próximo ano, deve incluir visitas técnicas, reuniões de negócios e encontros com representantes de toda a cadeia produtiva. Além de fortalecer acordos comerciais, a expectativa é estimular a troca de tecnologias, práticas inovadoras e modelos de gestão que contribuam para agregar valor aos produtos agrícolas e pecuários cearenses.
Silvio Carlos enfatizou o potencial do projeto para ampliar as oportunidades do agronegócio no estado. “O projeto é uma oportunidade para uma parceria produtiva com Portugal, visando conhecer experiências de sucesso, principalmente na agregação de valor de produtos da agricultura e da pecuária, colaborando com o desenvolvimento econômico do Ceará”, ressaltou o secretário executivo.
Em entrevista ao Opinião CE, durante sua participação no programa Entre Assuntos, Patrícia Campos ressaltou a importância da Câmara Brasil Portugal para a internacionalização das marcas locais.
“Se o empresário quer internacionalizar o seu negócio, se um determinado grupo econômico quer fazer uma pesquisa de mercado, ver o que pode ser viabilizado em Portugal, o caminho mais fácil e mais tranquilo para ele percorrer é através da Câmara, porque a Câmara tem exatamente esses contatos necessários com todos os órgãos de Portugal que podem viabilizar esses negócios, que podem favorecer e facilitar esse intercâmbio de empresas. E da mesma forma de lá para cá”, disse a presidente da associação, Patrícia Campos, em entrevista ao programa Entre Assuntos, do Opinião CE.
