Menu

Tradição, música e educação: Ibiapaba recebe o 20º Festival Mi neste domingo (11)

Do jazz à música tradicional nordestina, passando por hip-hop, rock, carimbó, guitarrada e poesia, o 20º Festival Mi – Música na Ibiapaba começa neste domingo (20) em Viçosa do Ceará.

O evento reúne artistas de todo o Brasil, além de educadores, entusiastas e aprendizes de música, promovendo uma grande celebração da arte, da formação cultural e da criatividade. Toda a programação tem acesso gratuito.

Até o sábado (26), a programação leva aos palcos de Viçosa do Ceará nomes consagrados como o pernambucano Amaro Freitas, o paraense Felipe Cordeiro, e os cearenses Luiz Fidelis, Luiza Nobel, Marimbanda e Eliane, a rainha do forró, que encerra a edição com um grande show no palco da Praça da Matriz.

“O Festival Mi é um símbolo da força da formação musical no interior do Ceará e do compromisso do Estado com a democratização do acesso à cultura. Ao reunir mestres, artistas e estudantes na serra da Ibiapaba, nós celebramos o encontro entre tradição e futuro, conhecimento e partilha”, ressaltou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

A programação artística acontece no Palco da Igreja Matriz e no Palco Feira MI. Haverá também espetáculo de rua na Praça General Tibúrcio, serenatas no Casarão dos Quincas e no Centro Histórico.

DA SALA DE AULA PARA O PALCO

Ao longo de toda a semana, as salas de aula de Viçosa do Ceará recebem 67 oficinas do Festival Mi, conduzidas por 40 docentes para mais de 700 estudantes.

São oficinas de canto, instrumentos diversos, regência, arte-educação, acessibilidade, composição, criação musical, entre outras. Estudantes e docentes também estarão nos palcos, em Rodas de Som dos Alunos e dos Professores no Palco da Igreja Matriz.

FEIRA MI EMPREENDEDORA

O Festival Mi impulsiona também a economia criativa da região com a Feira Mi Empreendedora, reunindo diversos estandes de artesanato e empreendedorismo local, além de uma área dedicada à gastronomia.

O público poderá conferir trabalhos autorais como os de Grant Mont, Katiane Ateliê, Emanuel Art’s Visuais, Fios do Céu, o coletivo Ururray, a cerâmica tradicional da TOPE e o artesanato do CRAS Criativo.

Murmurando e Adelson Viana. Foto: Allan Diniz

Confira programação:

Domingo (20)

  • A programação começa com o Encontro de Bandas, às 16h, no Patamar da Igreja Matriz.
  • Na sequência, a Companhia Itinerante de Malabares (CIM) apresenta “O Circo de Uma Mulher Só” na Praça General Tibúrcio.
  • Já às 19h30, inicia-se a programação no Palco da Igreja Matriz, com show “Essa Maré” de Luiz Otávio (RJ), seguido pela Solenidade de Abertura e, fechando a noite, show “Y’Y”, de Amaro Freitas (PE).

Segunda-feira (21)

  • Uma Serenata com Boêmios da Vila, no Casarão dos Quincas às 18h.
  • A programação artística do Mi segue para o Palco da Igreja Matriz, com Roda de Som dos Alunos às 19h30 e show “De Cá pra Lá”, de Murmurando & Adelson Viana (CE).

Terça-feira (22)

  • Serenata, às 18h, com Boêmios da Vila, dessa vez, no Centro Histórico.
  • No Palco da Igreja Matriz, a partir das 19h30, a programação musical será com Roda de Som Alunos, Roda de Som dos Professores e, para encerrar, “Samba de Gabi”, show de Gabi Nunes (CE).

Quarta-feira (23)

  • A concentração da Serenata com Boêmios da Vila será no Theatro Pedro II, às 18h, seguindo para o Casarão Dr. Clóvis Mapurunga.
  • No Palco da Igreja Matriz, a partir das 19h30, tem Roda de Som dos Alunos, show “Lindo Sol”, marcando o lançamento do quarto álbum da Marimbanda, com participação especial da flautista belga Line Daenen, em sua primeira apresentação no Brasil.
  • Na sequência, show “Futuro Retrovisor Cyberdubrockmassamericano”, com Pira Coletiva (CE).
  • No mesmo dia, começa a programação no Palco Feira Mi, também a partir das 19h30. Simone Sousa (CE) com o show “Banzo” e Caike Falcão Trio (CE) com o show “Caike Canta Raul – 80 Anos de Maluco Beleza”, são as atrações da noite.

Quinta-feira (24)

  • A programação no Palco da Igreja Matriz começa às 19h30, com a Vivência com Mestras de Cultura, sob o comando de Orlângelo Leal.
  • Mais tarde: Libras Musical, de Lycia Cruz e Gracy Kelly, e os shows “Sertão-Jazz”, de Nonato Lima (CE); “Preta Punk”, de Luiza Nobel (CE); e “Peleja Santa FM”, de Coletivo Peleja Santa (CE).
  • No palco Feira Mi, são atrações, a partir das 20h, Uirá dos Reis (CE) com a performance “Vermelho & Preto” e Caixeiros Viajantes (CE) com o show “Caixeiros Viajantes Canta Cordéis Itinerantes”.

Sexta-feira (25)

  • As apresentações das oficinas de grupos abrem a programação do Palco da Igreja Matriz, a partir das 19h30. Apresentam-se: Big Band do Festival (prof. Robson Lima), Grupo de MPB do Festival (profa. Kátia Freitas) e Grupo de Pop Rock do Festival (prof. Ariel Coelho).
  • Na sequência acontecem os shows “Circo Som”, do grupo O Cheiro do Queijo (CE), “Codinome Rosatômica”, de Má Dame + DJ (CE), e quem fecha a programação no palco na noite de sexta é Felipe Cordeiro (PA) e Ferve (RN/PB), com o show “Brasil Profundo”.
  • O palco Feira Mi, a partir das 19h30, recebe: Alcio Barroso (CE) com o show “Sonho na Gaveta Aberta”, Erivan Produtos do Morro (CE) com o show “Descendo o Morro” e DJ Priscilla Delgado (CE) com “Viva La Pachanga”.

Sábado (26)

  • No Palco Feira Mi, a partir das 19h, apresentam-se Viçosa Trep e Poesia (CE), com o show “Novos Horizontes”; Kariri Sax (CE) com o show “Músicas do Kariri”; e Moon Kenzo (CE) com o show “AMARGA”.
  • No Palco da Igreja Matriz, a partir das 19h, mais dois grupos de oficinas do festival se apresentam: Grupo de Choro do Festival (Prof. David Calandrine) e Grupo de Música Regional do Festival (Prof. Adelson Viana).
  • Após os grupos, acontece a Solenidade de Encerramento e, na sequência, shows “Siriará”, com vários artistas em um Tributo a Música Cearense (CE), shows de Luiz Fidelis (CE), para encerrar, Eliane (CE).
Grupo Marimbanda. Foto: Luiz Alves

O FESTIVAL

o Festival Mi é uma das políticas culturais estruturantes do Governo do Ceará, realizado por meio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), do Hub Cultural Porto Dragão e do Instituto Dragão do Mar.

A edição 2025 marca os 20 do evento, e conta ainda com parcerias da Seduc, Prefeitura de Viçosa do Ceará, Sebrae Ceará, Sesc-CE, Instituto Mirante e apoio de equipamentos da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará (Rece), como a Estação das Artes e o Centro Dragão do Mar, e ainda da empresa SerraNet.