Menu

Renato Paiva é apresentado no Fortaleza e já comanda primeiro treino de olho no Bahia

Foto: Divulgação/ FortalezaEC

O técnico Renato Paiva foi oficialmente apresentado pelo Fortaleza na tarde desta quinta-feira (17), no Centro de Excelência Alcides Santos. Ao lado dos auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel Santos, e do preparador de goleiros, Rui Tavares, o português conheceu a estrutura do clube, conversou rapidamente com jogadores, dirigentes e funcionários, e logo foi ao campo comandar o primeiro treino.

Sem perder tempo, a nova comissão técnica já iniciou os trabalhos pensando na partida contra o Bahia, marcada para sábado (19), às 16 horas, na Arena Castelão. O contrato de Renato Paiva com o Tricolor vai até 31 de dezembro de 2026.

Renato Paiva, 55, esteve à frente do Botafogo na atual temporada e ganhou destaque ao vencer o Paris Saint-Germain por 1 a 0 na fase de grupos do Mundial de Clubes da Fifa. O time carioca avançou às oitavas de final e também chegou longe na Libertadores e na Copa do Brasil. Antes, em 2023, ele comandou o Bahia e conquistou o título do Campeonato Baiano.

“A escolha pelo Renato Paiva levou em conta vários critérios. É um treinador com muito conteúdo, formado em uma escola forte de futebol, com método de trabalho e que já conhece a Série A, seus adversários, a logística das viagens, a arbitragem e o formato da competição. Ter trabalhado no Nordeste também pesou. Ele conhece a região, o clima e o calor humano do povo nordestino”, explicou o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.

Na Europa, Renato Paiva teve longa passagem pelas categorias de base do Benfica, onde trabalhou por 15 anos e dirigiu o time B entre 2019 e 2020. Já na América do Sul, teve destaque ao conquistar o inédito título equatoriano com o Independiente del Valle, além de disputar a Libertadores com o clube em 2022.

“As informações que recebemos sobre ele foram muito positivas. Gente que trabalhou com o Paiva elogiou o ambiente que ele cria, o envolvimento com o grupo e o comprometimento com o trabalho. Desde o primeiro contato, ele demonstrou interesse no projeto do Fortaleza. Acredita na organização do clube e mostrou vontade de contribuir para que o time volte a jogar seu melhor futebol”, acrescentou Marcelo Paz.

O treinador também passou pelo futebol mexicano, onde dirigiu o Club León em 2022 e o Toluca em 2024.

“Procuramos alguém com experiência e conhecimento do Campeonato Brasileiro. Ele comandou o Botafogo neste ano e o Bahia em 2023. Sabe das dificuldades de logística, conhece o mercado e, principalmente, entende de futebol. É um estudioso, domina a parte tática e tem o respeito dos jogadores. Agora, vamos torcer para que ele faça um grande trabalho aqui e conquiste títulos com a nossa camisa”, disse o diretor de futebol, Sérgio Papellin.