O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) recebe, a partir de 17 de julho, a exposição “Lino Villaventura”, que apresenta a obra e a trajetória de um dos estilistas mais influentes do país. A mostra, com entrada gratuita, permanece em cartaz até 19 de outubro e reúne 23 looks assinados pelo artista e um conjunto de fotografias feitas por 12 profissionais da imagem de diferentes estilos.
Com curadoria de Denise Mattar e design de montagem assinado por Guilherme Isnard, a exposição propõe uma imersão no universo criativo de Lino, que ao longo de cinco décadas consolidou uma estética marcante, autoral e profundamente ligada à arte. Natural do Pará e radicado no Ceará, Villaventura fundou sua marca em 1982, em Fortaleza, ao lado da sócia Inez Villaventura.
A exposição apresenta peças históricas, desde a primeira criação do estilista, de 1975, até modelos apresentados na edição mais recente da São Paulo Fashion Week, em abril de 2025. Entre os destaques, figurinos que traduzem o caráter escultural, experimental e artesanal da obra de Lino, refletidos também nas imagens que compõem a mostra.
“Cada fotógrafo trouxe sua leitura para a obra de Lino, o que torna essa exposição também um retrato da pluralidade da moda brasileira. Lino sempre dialogou com o universo das artes visuais, e sua criação ultrapassa o vestuário”, afirma Denise Mattar, que assina a curadoria. Ela destaca a relação entre moda e arte na trajetória do estilista.
Inaugurado em 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza possui um acervo com mais de 4 mil obras, incluindo nomes como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Sebastião Salgado. A exposição dedicada a Lino Villaventura reforça o papel do MFF como espaço de convergência entre linguagens visuais, consolidando Fortaleza como um polo criativo no cenário cultural brasileiro.
Serviço
Visitação pública: de 17 de julho a 19 de outubro de 2025
Local: Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota, Fortaleza/CE)
Horário: terça a domingo, das 12h às 17h
Entrada gratuita
