Menu

Em alusão ao Julho Verde, CRIO realiza mutirão de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

As pessoas interessadas devem comparecer ao ambulatório da instituição, localizado na Rua Francisco Calaça, 1300, no bairro Álvaro Weyne. Foto: Divulgação.

O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) realizará no próximo dia 26 de julho, das 8h às 12h, um mutirão gratuito de atendimentos e orientações à população, em alusão ao Julho Verde. A campanha é dedicada à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. A ação será voltada principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As pessoas interessadas devem comparecer ao ambulatório da instituição, localizado na Rua Francisco Calaça, 1300, no bairro Álvaro Weyne. Serão realizadas avaliações clínicas voltadas à identificação de sinais e sintomas de câncer na região da cabeça e pescoço, além de suspeitas de câncer de pele na face.

Leia também: Fortaleza contará com 800 profissionais de saúde a mais a partir de agosto, anuncia Evandro

Ao todo, são 120 vagas ofertadas para o mutirão, e as inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível na bio do perfil oficial do CRIO no Instagram.

Após triagem, os participantes selecionados que apresentarem alterações suspeitas poderão dar seguimento ao tratamento no centro oncológico, sem nenhum custo. Para Dr. Hugo Luz, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, iniciativas como essa tornam o acesso a informações preventivas mais democrático.

“Nosso objetivo com esse mutirão é alertar as pessoas para os sinais que muitas vezes são negligenciados, como feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente e nódulos no pescoço. O diagnóstico precoce é determinante para o sucesso do tratamento, aumentando as chances de cura em até 90% dos casos. A informação salva vidas, e ações como essa tornam o cuidado acessível a quem mais precisa”, explicou o cirurgião.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, entre 2023 e 2025, novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano no Brasil possam chega a 39.550, sem incluir os tumores de pele não melanoma.

Os principais fatores de risco incluem o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a infecção pelo vírus HPV, que tem relação direta com o surgimento de tumores na orofaringe.

O CRIO

O Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO é um dos maiores centros de tratamento oncológico do Ceará, habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

A instituição oferece atendimento ambulatorial, prevenção, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, exames de imagem, internação hospitalar, centro cirúrgico e UTI, atendendo pacientes do SUS, convênios e particulares.