Menu

Ceará ganha dois novos voos diretos para Foz do Iguaçu e Montevidéu

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta terça-feira (15), dois novos voos com conexão direta para Fortaleza: Foz do Iguaçu, no Paraná, e Montevidéu, capital do Uruguai. As novas rotas, que terão frequência semanal, começam a operar a partir de novembro e serão administradas pela companhia Gol Linhas Aéreas. O anúncio ocorreu no Palácio da Abolição, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, além de outras autoridades estaduais.

Durante o evento, o Governador afirmou que a iniciativa contribui para o fortalecimento do turismo local e reafirmou o compromisso do Estado com o setor. Ele ressaltou que a parceria com a Gol é estratégica para o desenvolvimento econômico do Ceará.

“Sei que com essas ações todos ganham: o empreendedor, o trabalhador, as empresas e o Ceará. Estamos atentos para melhorar a estrutura do turismo e criar parcerias que alinhem os interesses de todos”, ressaltou Elmano de Freitas.

Com os anúncios desta terça-feira, o número de voos internacionais implantados durante a gestão de Elmano de Freitas chega a sete. Apenas em 2025, cinco novas frequências nacionais também foram adicionadas à malha aérea do Estado, ampliando a conectividade e facilitando o acesso de turistas e investidores ao Ceará.

Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, o crescimento no número de rotas é reflexo direto das ações para posicionar o estado como um destino competitivo no mercado nacional. “Mais voos significam mais oportunidades. Essa ampliação gera emprego, renda e fortalece toda a cadeia produtiva ligada ao turismo“, avaliou.

Entre janeiro e junho deste ano, cerca de 1,7 milhão de turistas visitaram o Ceará. O dado representa uma ocupação média de 73,8% na rede hoteleira, com movimentação financeira de R$ 6,6 bilhões no período. Considerando os anos de 2023 e 2024, mais de 11 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos do Estado, evidenciando a força do setor.

A vice-presidente jurídica e de relações institucionais da Gol, Renata Domingues, agradeceu o apoio do Governo estadual e destacou a importância da parceria para o crescimento da companhia na região. “Esses novos voos vão impulsionar não apenas o turismo, mas também a presença da Gol no Nordeste”, afirmou.

Com a nova rota para Montevidéu, a Gol passa a operar quatro voos internacionais semanais a partir de Fortaleza. Além da capital uruguaia, há dois voos para Buenos Aires, sendo um para o Aeroporto de Ezeiza e outro para o Aeroparque, e uma frequência para Orlando, nos Estados Unidos. Já o voo para Foz do Iguaçu amplia a oferta para a Tríplice Fronteira — região que inclui Paraguai, Brasil e Argentina —, com expectativa de aumento de pelo menos 15,85% na malha aérea doméstica operada a partir do Aeroporto Internacional Pinto Martins.