Menu

Presidente da Câmara de Fortaleza visita centro de inovação em São Paulo

Além de Leo Couto (no centro), a missão contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários e técnicos de outros municípios cearenses. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto (PSB), esteve nesta sexta-feira (11) em São José dos Campos-SP, onde participou da missão Govtech. A visita teve como objetivo conhecer tecnologias voltadas para melhorar os serviços públicos e tornar a gestão mais eficiente.

O encontro reuniu representantes de várias cidades brasileiras no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, considerado o maior do País. Além de Leo Couto, a missão contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários e técnicos de outros municípios cearenses.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a capacitações sobre soluções tecnológicas que podem ser aplicadas em diferentes contextos, com foco em melhorias para a população e no desenvolvimento sustentável das cidades.

Estamos conhecendo de perto como a tecnologia pode fazer diferença na vida das pessoas. O PIT tem mais de 50 mil metros quadrados, reúne universidades, laboratórios e mais de 500 empresas que geram oportunidades para jovens de todo o Brasil. Foi uma oportunidade importante para pensar em como essas ideias podem ser levadas para Fortaleza“, afirmou o vereador Leo Couto.

Também participaram da visita o diretor-geral da CMFor, Emanuel Ângelo, e o coordenador de Tecnologia da Informação da casa legislativa, Henrique Mota.

CRIAÇÃO DE HUB

Além das atividades no PIT, a comitiva visitou o Nexus, um centro de apoio a startups e soluções tecnológicas que integra o parque. O espaço funciona como um ambiente de incentivo ao empreendedorismo e à inovação, reunindo jovens, pesquisadores e gestores públicos em projetos conjuntos.

Segundo Leo Couto, a experiência reforça a ideia de implantar um hub tecnológico na Câmara de Fortaleza. A proposta é criar um ambiente de inovação voltado para jovens da Cidade, com foco em soluções para problemas enfrentados pelo Legislativo.

“Nossa ideia é oferecer um espaço com estrutura, capacitação e ferramentas para que esses jovens desenvolvam suas habilidades. Queremos, inclusive, promover hackathons para pensar soluções criativas para desafios da própria Câmara”, concluiu Leo Couto.