Menu

Projeto Maranguape em Cena promove a estreia de 10 documentários no município

Nesta quinta-feira (10), o Maranguape em Cena promove a estreia de 10 documentários de curta-metragem produzidos por estudantes do programa de formação e difusão audiovisual. A cerimônia de encerramento do projeto formativo acontece na Praça Francisco Colares, às 18h30, com a certificação dos participantes.

A partir desta sexta-feira (11), até o próximo dia 27 de julho, a Mostra Itinerante de Audiovisual do projeto exibe os filmes nas localidades de Itapebussu, Amanari, Cachoeira, Guabiraba, Coité e Pato Selvagem e Novo Maranguape. Também são exibidas sessões em espaços culturais e comunitários da sede do município.

Leia também: Projeto da Casa Chico Anysio projeta ampliação do turismo em Maranguape

Para a jornalista e fotógrafa Érica Alessandra Cavalcante, de 52 anos e atuante na área da comunicação desde 2002, participar do projeto foi um divisor de águas, tanto para a vida profissional, quanto para a pessoal.

“Sempre fui apaixonada pela arte e pelo cinema, mas nunca havia pensado em chegar tão longe. Já quero ingressar nesse mundo fantástico que é o cinema”, afirma. Junto com seus colegas de curso, pretende “levar o audiovisual de Maranguape para o mundo”.

Já a professora da rede pública municipal, residente do distrito de Amanari, Tamira Abreu, diz que o curso superou suas expectativas que sai com um novo olhar para o audiovisual. 

“Um diferencial foi ter acesso aos equipamentos, que é algo fora da nossa realidade, pois costumamos filmar com o celular. Meus objetivos foram alcançados e estou muito feliz, principalmente porque estamos fazendo algo inédito na nossa comunidade, que é apresentar uma pessoa ilustre daqui, Laerte Andrade”, destacou a docente.

Na telona, os moradores de Maranguape vão se identificar ou reconhecer algumas histórias contadas pelos novos cineastas. Conforme o coordenador Adriano Souza, o projeto propõe também a valorização das tradições, das memórias e da cultura local.

Leia também: Polo industrial de Maranguape deve receber instalação de 31 empresas até 2032

Segundo ele, os alunos definiram os temas e as personagens a serem retratadas em seus filmes, assim como conduziram toda a produção.

Foto: Yago Rodrigues

CICLO FORMATIVO

O Maranguape em Cena realizou um curso de 200 horas/aula que se estrutura em três eixos principais: Introdução à Produção Audiovisual e Roteiro; Captação de Imagens e Áudio; Edição e Finalização Audiovisual. O projeto inclui também o Laboratório de Produção Audiovisual, por meio do qual os participantes produziram os 10 documentários de curta duração (até cinco minutos).

As aulas aconteceram nas localidades de Itapebussu, Cachoeira e Amanari, além de Maranguape. De acordo com o produtor do projeto, Yago Vicente, o projeto contempla “a exibição descentralizada dos filmes, para levar as produções até as comunidades dos territórios onde foram produzidos, incluindo bairros periféricos e comunidades rurais”.

Dentro da Mostra, ele destaca ainda a programação no cineclube Cine Serra, criado pelos alunos durante a formação.

Foram aulas com grandes nomes do mercado audiovisual cearense. Os instrutores foram o diretor de fotografia de cinema, TV e vídeo, com atuação nacional, Alex Meira; e o produtor Daniel de Paula, que traz experiência em festivais como Cine Ceará e For Rainbow.

As formações contaram também com o jornalista, roteirista e diretor de cinema Émerson Maranhão, premiado pelos filmes Aqueles Dois e Transversais; e Rui Ferreira, montador, roteirista e produtor, que é um dos integrantes do pioneiro Núcleo de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e já realizou a montagem de mais de 250 títulos.

“Ainda que seja um percurso introdutório, o Maranguape em Cena cumpre com excelência seu objetivo. Os participantes passaram por todo o processo de realização de pelo menos um documentário, desde o surgimento da ideia à sua execução, foram apresentados às técnicas e procedimentos. Ao fim se descobrem realizadores, criadores de suas próprias histórias”, afirma Émerson Maranhão.

Programação:

Maranguape em Cena

  • Cerimônia de Encerramento e Estreia dos filmes
  • Data: 10/07 (quinta-feira)
  • Horário: 18h30
  • Local: Praça Francisco Colares (em frente à Igreja Matriz de Maranguape)
  • Gratuito

Mostra Itinerante de Audiovisual – Maranguape em Cena

  • Data: De 11 a 27/07
  • Locais: Itapebussu, Amanari, Cachoeira, Guabiraba, Coité e Pato Selvagem, Novo Maranguape e Sede de Maranguape (APAE, Acesse e Casa CHA)
  • Gratuito
  • *Programação sujeita a alterações

O projeto foi promovido pela Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura (Minc). A produção fica a cargo do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu.