Menu

Assembleia do Ceará aprova título de Cidadão Cearense para Geraldo Alckmin

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), o Projeto de Lei nº 415/2025, que concede o Título de Cidadão Cearense ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, foi aprovado pelo Legislativo nesta quarta-feira (9).

No texto do projeto, Aldigueri justifica a homenagem a Alckmin pelo desempenho no “relevante trabalho na promoção e fortalecimento da política nacional, bem como pelo compromisso com o desenvolvimento das instituições públicas no Brasil – refletindo diretamente no avanço do Estado do Ceará.”

O projeto foi protocolado em maio. À época, Aldigueri afirmou que o vice-presidente “reúne todos os méritos” para receber o título. “É uma liderança política que sempre demonstrou compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Sua atuação tem impacto direto em todo o país, incluindo o Ceará”, definiu.

O texto também enfatiza a trajetória política do vice-presidente.

“Com um estilo político moderado e pragmático, Alckmin construiu uma carreira marcada pela longevidade e pela capacidade de diálogo, sendo uma figura central na política brasileira por mais de cinco décadas”, diz o texto do PL.

Alckmin foi um dos fundadores do PSDB e ficou mais de 30 anos na sigla. Como tucano, se elegeu governador de São Paulo por três vezes. Trocou de partido em 2022, quando se filiou ao PSB. Foi pelo partido socialista que compôs, como vice, a chapa do então candidato e hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na gestão Lula, Alckimin acumula a função de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.