O vice-presidente do Sindquímica-CE, presidente do Instituto Orbitar e diretor de Comércio Exterior da FIEC, Marcos Soares, recebeu, durante o dia de ontem, 4 de julho, os sócios da Polo Nordeste Incorporadora LTDA, Shan Gao e Roland Chen. O encontro serviu para apresentar aos empresários chineses oportunidades de investimentos no Ceará.
Dentre as iniciativas destacadas, o diretor apresentou os polos industriais de Guaiúba e Maranguape: o primeiro já em pleno funcionamento, com oito empresas do setor químico, de diferentes segmentos, em atividade; e o segundo, prestes a receber as primeiras instalações de empreendimentos dos setores químico, metalmecânico e de confecções.
“O Ceará é um estado rico em oportunidades e tem atraído o olhar de investidores nacionais e estrangeiros. E os polos industriais, sobretudo o de Guaiúba, que já se mostrou bastante exitoso e tem crescido dia após dia, têm sido bastante visados. Com parcerias e investidores, esses projetos tendem a se desenvolver e ser replicados no estado”, destacou Marcos Soares.
POLO DE MARANGUAPE ESPERA RECEBER 31 EMPRESAS ATÉ 2032
O município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), desponta como a nova referência industrial do Ceará para os próximos anos. Em entrevista para o podcast Questão de Opinião, o prefeito de Maranguape, Átila Câmara, afirmou que as obras do polo industrial estão na segunda etapa. A expectativa do gestor é que, até 2032, o polo esteja ocupado por 31 empresas de grande porte, gerando aproximadamente 12 mil empregos. O Polo Industrial de Maranguape será administrado pelo Instituto Orbitar, ligado à FIEC.
Segundo Átila, uma das empresas, a Alyne Cosméticos, já está com as obras adiantadas para se instalar e deve gerar 400 empregos. Outras 30 empresas já estão com o protocolo de intenção assinado e já possuem terrenos doados.
