Na tarde desta quinta-feira (3), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, realizou uma cerimônia para a promoção de tenentes-coronéis da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ao mais alto posto da carreira: o de coronel.
A solenidade ocorreu no Palácio da Abolição, sede do Governo Estadual, no bairro Meireles, em Fortaleza, e reuniu o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; e o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto. Também estiveram presentes os oficiais promovidos e suas famílias.
A promoção dos oficiais representa décadas de dedicação à segurança pública e o fortalecimento das corporações.
“Alcançar o posto de coronel é chegar ao ápice da carreira. É uma posição que chegamos por merecimento e um momento muito gratificante após 30 anos na corporação”, disse Nazareno Nunes Cordeiro Filho, um dos oito oficiais promovidos a coronel.
Sob o novo cenário, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) passa a contar com 33 coronéis na ativa, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), com 12. O governador Elmano de Freitas destacou a importância do trabalho dos novos coronéis e reconheceu o esforço das famílias ao longo das trajetórias dos militares.
“A noite de hoje é uma noite muito importante para todos vocês e suas famílias. Mas esse momento não nasce somente em uma noite, são muitos dias de trabalho. É impossível não passar um filme na memória de todos vocês, e tenho absoluta convicção do orgulho de todos em dizer, ao olhar para trás, que tudo valeu a pena. Gostaria de parabenizar vocês e a cada familiar dos senhores. Não se chega aqui sozinho, sem apoio. Os senhores nunca se negaram a se dedicar, a qualquer hora do dia, aos seus deveres de forma exemplar. Fico muito feliz que temos vocês como coronéis. Amanhã tem trabalho, mas hoje à noite tem um festejo nas famílias de vocês”, destacou o chefe do Executivo Estadual.
Dentro da atual gestão, o Governo do Ceará já promoveu 7.586 militares, sendo 7.123 policiais militares (5.637 praças e 1.486 oficiais) e 463 bombeiros militares.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, parabenizou os novos coronéis pela promoção e ressaltou a importância da atuação dos profissionais para a sociedade.
“Gostaria de dizer aos nossos coronéis que os senhores alcançaram essa promoção por méritos próprios. São verdadeiras referências para os seus comandados. Temos a responsabilidade de sermos referências para os nossos comandados, também transferindo para a população a devida segurança. Tenho a certeza de que todos sairão daqui com o vigor de um aspirante para seguir o trabalho”, disse.
Comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio também falou sobre o esforço dos promovidos para alcançar o mais alto patamar da corporação:
“Aqui tenho companheiros de turma, companheiros de academia, fico muito feliz por todos. Hoje, o esforço encontra o reconhecimento. Gostaria de cumprimentar cada um dos familiares que precisaram lidar com vários desafios que vêm com a profissão”, declarou.
Comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto agradeceu ao governador Elmano de Freitas por todo o apoio para o desenvolvimento das forças de segurança do Ceará.
“Gostaria de agradecer ao governador Elmano de Freitas por possibilitar esse momento para todos os oficiais. É um momento ímpar, muito significativo para todos nós, para as famílias. É muito gratificante ter um governador que está trabalhando incessantemente em prol da segurança pública. Estou muito feliz em poder ver todos vocês como coronéis, são muitos anos de trabalho e dedicação”, disse.
Durante a solenidade, os novos coronéis também declararam o agradecimento e a felicidade por terem conquistado a promoção, após tantos anos de esforço e dedicação às fardas oficiais.
