O distrito de Arajara, em Barbalha, no Cariri cearense, será palco da 4ª Edição do Festival Arajara Jazz & Blues, nos próximos dias 4 e 5 de julho. Além de abrir oficialmente o calendário cultural do mês na região, o evento é tradicionalmente conhecido por valorizar expoentes da cultura local, promover sustentabilidade e acessibilidade, bem como movimentar a economia da região.
O Festival, regado pela paisagem exuberante da chapada do Araripe, tem acesso gratuito e é consagrado pelos ritmos do jazz e blues. E este ano inova com a pegada do rock na sua programação. Entre os artistas confirmados estão: Elania Alencar, Felipe Duna, Carla Ribeiro, Os Peleja, Banda Fratélia, Marina Marques, Black Tone e Guga Brito.
Leia também: Estudantes da rede pública de Fortaleza produzirão curta de animação com estreia no Cine Ceará
Além das atrações, o público poderá prestigiar a feira de economia criativa, com as tradições do território, unindo arte e pertencimento. Para o coordenador do festival, Milton Romão, o projeto é pensado justamente para acontecer agora.
“[O festival] vai abrir as férias do mês de julho, período em que as pessoas se planejam para viajar e conhecer locais do nosso Ceará, tão rico em cultura. O espírito do festival é único: se realizado em um espaço público e mostrar o que temos de melhor em nossa região, como o clima, a gastronomia, o artesanato e os talentos na área musical”, afirma
Com altitude de 900 metros acima do nível do mar, clima ameno e convidativo, a comunidade de Arajara se localiza num ponto referencial para os municípios do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). A comunidade fica cerca de 10 quilômetros de cada um deles, com fácil acesso para o deslocamento do público.
Leia também: Romeu Aldigueri visita Juazeiro do Norte e reforça alianças políticas no Cariri
PROGRAMAÇÃO
Iniciando sempre às 20h, as apresentações musicais do festival acontecerão no Palco Soldadinho do Araripe, instalado na Praça José Antônio Ribeiro-Arajara.
Na primeira noite do evento, na sexta-feira (04), quem abre o festival é Elania Alencar, na sequência o cantor e compositor caririense Felipe Duna. A noite se encerra com Fratélia, banda de rock caririense que traz em seu repertório sucessos do rock nacional dos anos 80, com destaque especial para as músicas da icônica Legião Urbana.
Já no sábado (05), os shows ficam por conta das artistas Carla Ribeiro, cantora caririense que se destaca por suas interpretações da MPB e música internacional.
A programação também conta com Marina Marques, apresentando releituras de grandes nomes da música como Nina Simone, Amy Winehouse, além de versões em estilo blues de nomes como Benito di Paula, Chico Buarque e Gal Costa. As últimas atrações a subir ao palco são Black Tone, Os Peleja e Guga Brito.

Confira as atrações do Festival:
Sexta-feira, 4 de julho
- Elania Alencar
- Felipe Duna
- Fratélia
- Os Peleja
Sábado, 5 de julho
- Carla Ribeiro
- Marina Marques
- Black Tone
- Guga Brito
O Festival Arajara Jazz & Blues é uma realização de Romão Economia Criativa. Tem apresentação de Magno Pedro Empreendimentos. Apoio de Prefeitura de Barbalha, Iknet, Tríplice, Farmace, Cariri é Isso, Du Porto, e Agência Bulk.
