A primeira reunião do Conselho Popular do Brics — grupo formado por países de economia emergente — ocorrerá nesta sexta-feira (4) e no sábado (5), no Rio de Janeiro. O encontro reunirá movimentos sociais e entidades da sociedade civil e antecede a Cúpula de Líderes do bloco, marcada para domingo (6) e segunda-feira (7).
Segundo os organizadores, a proposta da reunião é enfatizar a relevância da participação popular no grupo e dar visibilidade ao Conselho de Líderes como espaço de formulação de propostas alternativas.
O evento será sediado no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, no centro da capital fluminense. Está prevista uma sessão pública com a presença de conselheiros. Ao final, será publicado um documento com os encaminhamentos elaborados pelo Conselho de Líderes para os chefes de Estado do Brics.
Com o nome oficial de Conselho Civil do Brics, a iniciativa foi criada a partir dos debates realizados no Fórum Civil de julho de 2024, em Kazan, na Rússia, e recebeu o endosso de todos os líderes do bloco. Cada país membro constituiu seu respectivo conselho nacional. Em 2025, foram organizados sete grupos de trabalho (GTs), divididos por temas prioritários da presidência brasileira do Brics: saúde, educação, ecologia, cultura, finanças, segurança e institucionalidade. O Brics é formado por 11 países membros permanentes e por nações parceiras, entre elas Belarus, Bolívia e Vietnã.
Com infirmações da Agência Brasil.
