Menu

Desafio Mobilidade Cidadã recebe inscrições para soluções inovadoras em Fortaleza

Estão abertas as inscrições para o Desafio Mobilidade Cidadã, iniciativa que pretende encontrar soluções criativas e sustentáveis para melhorar o transporte urbano em Fortaleza, especialmente na periferia. A ação integra um projeto-piloto no Grande Siqueira, região marcada por desigualdades no acesso à mobilidade e aos serviços essenciais.

O Desafio Mobilidade Cidadã é voltado a inovadores e empreendedores que queiram propor soluções para os problemas de transporte enfrentados pela população de baixa renda. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), a Toyota Mobility Foundation e o WRI Brasil. As propostas devem focar em alternativas para a região do Grande Siqueira, localizada na periferia da capital cearense. As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho.

Com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e distante do centro econômico de Fortaleza, o Grande Siqueira apresenta sérios desafios de mobilidade, com destaque para transporte coletivo com pouca abrangência, alta incidência de acidentes, infraestrutura precária para pedestres e ciclistas e longas distâncias até empregos formais e equipamentos públicos. Esses fatores dificultam o acesso da população às oportunidades, aprofundando as desigualdades sociais e econômicas.

De acordo com estudos que embasam o projeto, os deslocamentos casa-trabalho-casa da população periférica podem ser até 60% mais longos do que os realizados por quem vive nas áreas centrais. A disponibilidade de transporte público é 30% menor nas regiões mais afastadas. O uso da bicicleta cresce entre as classes C e D, mas enfrenta entraves como vias mal conservadas, risco de acidentes e falta de respeito dos motoristas. Já a caminhada é o principal meio de transporte em algumas áreas de baixa renda, apesar da ausência de calçadas seguras.

O Desafio Mobilidade Cidadã busca testar soluções que promovam um modelo de mobilidade mais inclusivo e eficiente. As atividades do projeto serão realizadas integralmente no território do Grande Siqueira, com o objetivo de estruturar intervenções inovadoras e replicáveis, capazes de reduzir barreiras de deslocamento e integrar novos modos de transporte ao cotidiano das pessoas. A iniciativa também visa engajar setor público, privado, academia e sociedade civil.

Além de incentivar a criatividade, o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), como a redução das desigualdades (ODS 10), cidades sustentáveis (ODS 11), combate às mudanças climáticas (ODS 13) e fortalecimento de parcerias (ODS 17). A proposta é que a experiência obtida em Fortaleza possa ser reaplicada em outras cidades brasileiras com desafios semelhantes.

Os interessados devem acessar o edital do Desafio Mobilidade Cidadã, disponível online, conferir os critérios de participação e submeter suas propostas até o dia 27 de julho. A convocação é direta: quem acredita no poder da inovação como ferramenta de transformação social está convidado a participar e fazer a diferença.