A Rota das Falésias, um dos principais roteiros turísticos do Ceará, recebeu, durante a última semana, uma visita técnica de inspeção realizada por representantes da Embratur. A ação, articulada em parceria com o Sebrae/CE e com apoio da Adeturf (Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias), faz parte do processo preparatório para a realização de um FamTour com operadores de turismo italianos, que acontecerá durante a BTM 2025 – Brazil Travel Market, marcada para os dias 23 e 24 de outubro, em Fortaleza.
O objetivo da iniciativa é posicionar o roteiro cearense no mercado internacional, apresentando, de forma estruturada os atrativos, empreendimentos e experiências já prontos para receber turistas estrangeiros.
A Rota das Falésias é uma iniciativa construída por meio da parceria entre o Sebrae/CE, a iniciativa privada e o poder público, com foco no fortalecimento do turismo no Litoral Leste do estado. Composta pelos municípios Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, a rota se estende por cerca de 240 km de litoral, abrangendo mais de 40 praias e 30 produtos turísticos consolidados.
De acordo com Ana Carla Montenegro, analista do Sebrae/CE e gestora da Rota das Falésias, o FamTour será uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade da região. “Essa é uma importante iniciativa para fortalecer o nosso destino e abrir portas para novos mercados. A parceria entre Sebrae e Embratur reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo regional, de forma integrada e estratégica.”
Durante a visita técnica, foram inspecionados diversos empreendimentos selecionados com base nos critérios definidos pela Embratur, levando em conta aspectos como estrutura receptiva, boas práticas e alinhamento aos segmentos de interesse do turismo internacional. O mapeamento servirá de base para a curadoria de experiências que serão apresentadas aos operadores italianos.
Ana Carla destaca ainda a preparação da região para esse momento. “A Rota das Falésias, que compreende municípios como Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí e outros destinos de beleza única, está cada vez mais preparada para encantar o mundo com sua hospitalidade, cultura, gastronomia e paisagens exuberantes”, reforçou.
Novas visitas técnicas estão previstas nos próximos meses, com o objetivo de ampliar o número de empreendimentos contemplados e garantir maior representatividade e diversidade à programação que será oferecida aos visitantes estrangeiros.
