Menu

Fortaleza: Centro de diagnóstico a crianças neurodivergentes deve ser entregue até agosto

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), visitou nesta segunda-feira (30) as obras do Centro de Diagnóstico Girassol, localizado no bairro Edson Queiroz. Conforme divulgou a Prefeitura, o equipamento, que está com 92% de execução, será referência no atendimento a crianças e adolescentes com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento e sofrimento psíquico.

Com previsão de entrega até o mês de agosto, o Centro terá capacidade para realizar cerca de 3.300 atendimentos mensais e funcionará como porta de entrada do Espaço Girassol. Durante a visita, Evandro anunciou que o primeiro Espaço Girassol também deverá ser inaugurado no início do segundo semestre, inserido na Policlínica Dr. José Eloy, no bairro Bonsucesso.

“O espaço na Policlínica Dr. José Eloy, na Regional 5, será entregue em breve. A escolha não foi aleatória: é naquela região onde identificamos a maior incidência de crianças com TEA e TDAH. O local já passou por avaliação e contará com uma equipe multidisciplinar, composta por neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros especialistas”, explicou.

“Além disso, teremos 12 Espaços Girassóis distribuídos por toda a cidade, sendo este o centro de referência que dará início a toda a rede”, destacou. Segundo o prefeito, o processo de seleção dos profissionais que atuarão na unidade já foi iniciado

Sáskya Vaz, coordenadora do Espaço Girassol, comentou que está sendo conduzida uma seleção interna com profissionais da própria rede da gestão municipal. “Nosso foco é reunir especialistas qualificados, com experiência nas áreas de saúde mental e neurodesenvolvimento. Já mapeamos excelentes profissionais que poderão compor essa equipe”, informou.

CENTRO DE DIAGNÓSTICO GIRASSOL

O Centro de Diagnóstico Girassol contará com 26 salas, incluindo consultórios médicos em diversas especialidades, além de espaços destinados a serviços de cidadania e apoio psicossocial. A unidade será equipada com equipe multiprofissional e atenderá pacientes encaminhados pela Atenção Primária à Saúde.

A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, também acompanhou a vistoria e ressaltou duas frentes de trabalho em relação à inclusão: A primeira é a atenção à primeira infância, pensada para otimizar o desenvolvimento infantil de todas as nossas crianças. A segunda é o Espaço Girassol, onde estamos hoje, com o Centro de Diagnóstico, que será uma referência em cuidado e promoção da saúde.

“Temos uma demanda crescente por laudos e atendimentos de qualidade, e é justamente isso que queremos oferecer aqui”, afirmou.

A secretária executiva da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, reforçou que, enquanto os novos espaços não são inaugurados, os atendimentos seguem sendo realizados na rede municipal.