Menu

Ceará vai receber R$ 13 milhões para reforçar atendimento à saúde da mulher pelo SUS

Na última sexta-feira (27), a diretora de Programa do Ministério da Saúde, Regina Brizolara, esteve no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e anunciou que o Estado do Ceará vai receber mais de R$ 13 milhões em novos investimentos do Ministério da Saúde, por meio do programa Agora Tem Especialistas.

O recurso deve reforçar o atendimento à saúde da mulher no SUS, sendo destinado para a parte de Oferta de Cuidados Integrados (OCI) em ginecologia, ofertando consultas, exames e cirurgias especializadas.

Os investimentos devem beneficiar mais de 4 milhões de mulheres em idade fértil no estado.

“Esse grande anúncio é voltado às mulheres cearenses e a todas as pessoas que precisam investigar uma suspeita de câncer. Recentemente, publicamos três importantes Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) voltadas à saúde da mulher. Em parceria com o A.C.Camargo, estamos disponibilizando exames que vão agilizar o diagnóstico e garantir o início do tratamento no tempo adequado”, disse Regina.

A melhoria no atendimento do modelo de OCIs possibilitará maior agilidade e rapidez no diagnóstico, tratamento e cirurgia de mulheres com endometriose e sangramento uterino anormal. Com o encaminhamento realizado pelas equipes da Atenção Primária, elas terão à disposição a consulta médica especializada, a biópsia do endométrio, outros exames necessários e a teleconsulta de retorno, que também pode ser presencial.

A Oferta de Cuidados Integrados ainda pode oferecer procedimentos como ultrassonografia transvaginal, histeroscopia cirúrgica com biópsia e sedação, além de ressonância magnética de bacia, pelve e abdômen inferior.

DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

Regina também participou do lançamento do Super Centro Brasil para Diagnóstico do Câncer, sediado em São Paulo, em transmissão virtual simultânea para 11 estados. Alexandre Padilha, ministro da Saúde, apresentou a nova estratégia:

“Vamos fazer a maior mobilização nacional da estrutura pública e privada, envolvendo centros de excelência, para reduzir o tempo de espera”, destacou Padilha.

O ministro esteve na capital paulista para acompanhar a simulação de um diagnóstico por telepatologia no A.C.Camargo Cancer Center, agora integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O Super Centro poderá realizar mais da metade dos exames necessários para o diagnóstico de câncer em todo o Brasil, reforçando a capacidade do SUS em oferecer diagnóstico rápido e preciso.

O encontro ainda marcou outras discussões e apresentações de diversas melhorias e recursos destinados à capacitação dos profissionais de saúde do SUS e expansão para diagnóstico e tratamento em oncologia no país.