O Governo do Ceará anunciou um aumento de 60% no número de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o estado. A iniciativa é coordenada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e pela Secretaria da Proteção Social (SPS), e busca facilitar o acesso da população ao documento, que unifica o número de registro em todo o país e aumenta a segurança contra fraudes.
A medida aumenta o número de atendimentos nos equipamentos do Governo do Estado e pretende passar de 500 mil, no primeiro semestre do ano, para 800 mil emissões previstas no segundo semestre. Nos postos vinculados às prefeituras do interior, o crescimento será ainda maior: a capacidade de atendimento será dobrada, resultado de uma ação com os municípios para descentralizar e interiorizar o serviço.
A nova CIN tem como principais mudanças a padronização nacional do número de registro, agora vinculado ao CPF, novos elementos de segurança e uma versão digital acessível pelo aplicativo Gov.br.
Segundo a Pefoce, que coordena tecnicamente o processo de identificação civil no Ceará, e a SPS, responsável pelos atendimentos nas unidades do Vapt Vupt e das Casas do Cidadão, a ampliação também envolve investimentos em infraestrutura, aquisição de equipamentos e capacitação das equipes.
A iniciativa fortalece o compromisso do Governo do Ceará com a cidadania, a inclusão social e a modernização dos serviços públicos.
