Menu

Ação do Governo do Ceará bate 6 mil castrações e oferece serviços gratuitos para pets

Além da castração, os animais domésticos foram vacinados. Foto: Helene Santos/ Governo do Ceará

Mesmo com o tempo chuvoso, tutores chegaram cedo ao Portão 1 da Arena Castelão, no sábado (28), para participar da ação promovida pelo Governo do Ceará em prol da saúde e proteção animal. Dona Eliete de Azevedo, 51, moradora do Itaperi, levou a cadela Safira para colocar coleira antiparasitária e fazer consulta. “Ela já está vacinada. Estão atendendo muito bem. Só tenho a agradecer por esse cuidado com os animais”, comentou.

O evento, organizado pela Secretaria da Proteção Animal (Sepa), marcou a castração de número 6 mil realizada pelo Pet Ceará Móvel, apenas 50 dias após o relançamento do equipamento. Além disso, o público teve acesso a vacinação antirrábica, consultas veterinárias, exames para calazar, coleiras contra carrapatos e feira de adoção.

Foram aplicadas 150 vacinas, distribuídas 385 coleiras antiparasitárias, feitas 50 consultas e realizados 52 testes rápidos de calazar. Cerca de 200 castrações também foram feitas no dia. Entre os participantes, estava Caetano Holanda, 66, que levou a gata Melissa, adotada por sugestão do filho de 12 anos. “Ele se apegou a ela e eu acabei me apegando também”, contou.

Um dos destaques do dia foi o concurso Aurraiá Pet, que premiou os melhores trajes juninos de animais resgatados. A vencedora foi a cadela Areninha, batizada em referência ao local onde foi encontrada. Em segundo lugar ficou Kora, da ONG Bola de Pêlo; e em terceiro, Pent, do Projeto Pet’s.

A programação incluiu ainda atividades educativas sobre trânsito seguro, promovidas pela AMC, e distribuição de mudas frutíferas pela Sema, com a presença dos mascotes Tatá e Totó e dos Agentes Jovens Ambientais. O Giro Pet Ceará também esteve presente com serviços de saúde para os animais.

Durante o II Arena Pet, cerca de 80 animais estavam disponíveis para adoção. Uma das adotantes foi Natasha Azevedo, que encontrou a companheira que procurava. “Já queria adotar fazia tempo. Aqui, consegui sentir a conexão que faltava”, relatou. Para o secretário da Proteção Animal, Erich Douglas, a marca de 6 mil castrações reflete o compromisso do Estado com a saúde pública. Lançado em maio de 2024, o Pet Ceará Móvel já atendeu mais de 88 mil animais em Fortaleza e no Interior.