O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta sexta-feira (27) que o Instituto de Pesos e Medidas do Ceará (Ipem-CE) será ampliado. Conforme o chefe do Executivo, durante inauguração de novas instalações e equipamentos na sede do Instituto, disse ter interesse em abrir unidades em Sobral e outra em Juazeiro do Norte. “Para que o trabalho do Inmetro possa chegar, pelo braço do Ipem, em todo o estado do Ceará”, disse.
A autarquia, logo após passar a fazer parte da estrutura do Governo do Ceará, passou por uma série de melhorias e reestruturação física e funcional. O governador detalhou que as melhorias vão dar melhores condições para os servidores, além de novas viaturas e novos laboratórios.
“Assim, os nossos servidores podem garantir ao consumidor que ele está, a partir da fiscalização do Inmetro, comprando o produto conforme as especificações técnicas, e garantir ao empresário que aquele concorrente que, por acaso, queira usar da fraude, ele será efetivamente fiscalizado”, comentou.
O Ipem-CE tem como papel realizar o trabalho de garantir a conformidade das medições de instrumentos de pesagem, além de certificar e fiscalizar produtos e serviços que atendem aos padrões nacionais de qualidade e segurança.
Para o presidente do órgão, Francisco Barroso Rodrigues, com a modernização, se expande também a qualidade do serviço prestado. “Sempre tivemos total apoio do Estado e do Inmetro. Nós iremos atuar nos 184 municípios do Ceará e, se Deus quiser, muito em breve vamos inaugurar as sedes de Sobral e Juazeiro”, pontuou.
“Quando o Ipem era vinculado à Prefeitura de Fortaleza, a gente só cobria cerca de 30% do estado do Ceará. Hoje, nós já estamos com uma cobertura de 70% e até o final do ano atingiremos 100%”, declarou.
O Ipem recebeu investimentos do Governo Federal em tecnologia para aprimorar o exercício de atividades relativas às verificações e fiscalizações de instrumentos de medições, supervisões metrológicas em produtos pré-embalados, fiscalização dos produtos têxteis, fiscalização de produtos sujeitos à avaliação compulsória da conformidade.
VIDEOMONITORAMENTO E OUTRAS ENTREGAS
Uma das novidades do Instituto é o Centro de Videomonitoramento, com tecnologia de ponta para fiscalização remota para identificar veículos irregulares quanto ao uso do equipamento registrador de velocidade e tempo, exigido por lei. Com esse Centro, equipamentos móveis e fixos serão posicionados em pontos estratégicos na malha rodoviária para identificação, em tempo real e por meio de inteligência artificial de veículos irregulares.
Conforme o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução Contran nº 14/98, é obrigatório o uso de equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (cronotacógrafo) nos seguintes veículos: transporte escolar; transporte de passageiros com mais de dez lugares; transporte de carga com peso bruto total superior a 4.536 quilogramas, e veículos de transporte de cargas perigosas.
Também foram inaugurados o novo Laboratório Antifraude Eletrônica em bombas de combustíveis, que conta com tecnologia capaz de identificar fraudes eletrônicas nesses equipamentos; e o Laboratório de Volumetria e Massa, especializado em aferições de alta precisão, para fiscalização de balanças.
Foi realizada a entrega da nova frota operacional, composta por 17 viaturas, duas viaturas do cronotacógrafo e um caminhão técnico.
Além disso, foi lançado o aplicativo “Conexão Direta”, que permite o envio de denúncias e sugestões em tempo real, a partir do uso de geolocalização. Com ele, as reclamações serão validadas pela ouvidoria e o setor de fiscalização já receberá o local exato do ocorrido, agilizando a resposta. Com imagens e localização em tempo real, a equipe de fiscalização consegue identificar o local da irregularidade e agir de forma rápida e eficaz.
