O Governo do Ceará lançou uma iniciativa para a oferta de cursos nos laboratórios de informática das unidades socioeducativas do Estado. O lançamento, com cerimônia realizada na Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira, é fruto de uma parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), a Secretaria da Juventude (Sejuv) e a Plataforma Co.Liga, iniciativa da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
A Co.Liga é uma escola digital voltada à educação e empregabilidade de jovens nas áreas da Economia Criativa. O propósito é promover capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo entre os jovens.
A proposta da parceria é disponibilizar os cursos da plataforma nos laboratórios de informática das unidades socioeducativas, ampliando as possibilidades de qualificação para adolescentes em cumprimento de medidas.
Para Fabiana Ceci, coordenadora da Co.Liga, o Ceará será pioneiro na implementação do projeto no contexto socioeducativo. “Estamos muito felizes com a parceria. Esse é o primeiro piloto nacional da Co.Liga em um sistema de atendimento socioeducativo. Servirá de referência para outros estados brasileiros. Queremos ter a Seas como um exemplo para o Brasil. Vocês já são referência em socioeducação”, destacou.
COMPROMISSO ENTRE SEAS E SEJUV
A iniciativa marca mais um capítulo na parceria consolidada entre a Seas e a Sejuv ao longo dos últimos anos. Segundo o superintendente da Seas, Roberto Bassan, a trajetória das duas pastas tem sido conjunta. “Essa não é a primeira parceria com a Sejuv. Eu já perdi as contas de quantos projetos foram trazidos com esse olhar sensível para o sistema socioeducativo”, disse.
“E podem ter certeza de que o Co.Liga vai impactar positivamente a vida de muitos jovens. Estamos preparados para fazer a diferença”, acrescentou.
A secretária da Juventude, Adelita Monteiro (Psol), parabenizou os profissionais da Seas pelo empenho e reforçou o potencial transformador da nova parceria. Ao se dirigir diretamente aos adolescentes presentes, ela pediu para que eles acreditassem em seus sonhos. “Lá fora, vocês vão viver da música, da arte, do que amam. Mas é preciso aproveitar cada oportunidade que a vida oferece. O Co.Liga também vai fazer diferença no caminho de vocês”, concluiu.
