Menu

Fortaleza celebra Festa de São Pedro dos Pescadores neste domingo (29)

Neste domingo (29), Fortaleza celebra a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores, na Praia do Mucuripe. A comemoração é uma das manifestações culturais mais emblemáticas da cidade. Reconhecida como o primeiro bem imaterial registrado oficialmente no município, a festividade acontece anualmente e reúne moradores, turistas e devotos em uma grande homenagem ao padroeiro dos pescadores.

Realizado desde a década de 1930, o evento é promovido pela Colônia de Pescadores Z8, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e conta com uma programação que une fé, tradição e cultura popular para celebrar a memória e a identidade dos povos do mar.

As atividades começam às 8h, com uma missa campal em frente à Capela de São Pedro, único remanescente da antiga vila de pescadores e também tombada como Patrimônio Cultural da cidade. Após a cerimônia, tem início a simbólica procissão marítima, na qual a imagem do santo é conduzida do altar à embarcação principal, seguida por dezenas de jangadas que cruzam o mar em uma comovente demonstração de fé e devoção.

Além dos rituais religiosos, o público poderá prestigiar apresentações culturais no calçadão da Beira-Mar, em frente à capela.

A secretária municipal da Cultura, Helena Barbosa, destaca a relevância da celebração e da parceria entre a Colônia Z8 e o poder público na organização da Festa:

“Em Fortaleza, assim como no Nordeste, a religiosidade tem um forte protagonismo nas manifestações da cultura popular, especialmente neste mês de junho. Preservar essas expressões significa valorizar as tradições que fortalecem a nossa identidade cultural”, afirmou.

A expectativa da organização é atrair mais de 3.000 pessoas para acompanhar as festividades. A presidente da Colônia de Pescadores Z8, Maria Cristina, destacou a atual edição como um novo momento para o evento:

“Pela primeira vez, nós tivemos um momento de diálogo e construção participativa, desde o planejamento à execução, e conseguimos ampliar a rede de parceiros, o que certamente contribuirá para uma festa ainda mais bonita para fortalezenses e turistas.”

Neste ano, a festa conta com apoio do Instituto Cultural Iracema, do Governo do Ceará, por meio do projeto Ceará Sem Fome, que distribuirá cestas básicas às famílias pesqueiras em situação de vulnerabilidade, além do Acervo Mucuripe, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e do Sindicato dos Pescadores do Estado do Ceará.

O evento também celebra o recente processo de revalidação do seu registro como bem imaterial, aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). O registro garante a proteção à manifestação popular, símbolo de resistência do patrimônio na cidade.