A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) inaugura, nesta quinta-feira (26), a Escola SESI SENAI Ceará Fernando Cirino Gurgel, localizada na unidade do SESI no Distrito Industrial de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com foco em preparação para o mercado do trabalho, a nova escola fica em uma região estratégica, que concentra o maior polo industrial do estado.
A solenidade oficial de inauguração acontece pela manhã, e começou por volta das 9h, com apresentações culturais, descerramento da placa e visita guiada às instalações da escola, permitindo que os participantes conheçam de perto a estrutura e os diferenciais do novo equipamento educacional.
Leia também: FIEC inaugura Escola SESI de Referência Beto Studart na Barra do Ceará
A cerimônia conta com a presença do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e de membros da Diretoria da Federação.
EDUCAÇÃO PARA A INDÚSTRIA
Criada para atender trabalhadores do setor industrial cearense, seus dependentes e a comunidade, a nova Escola SESI SENAI adota uma proposta educacional com foco na inovação, alinhada às demandas da indústria 4.0.
Já o projeto pedagógico é fundamentado na metodologia DNA STEAM, que estimula os alunos a investigar, descobrir, conectar, criar e refletir. Além disso, a unidade também oferece ensino bilíngue e disciplinas voltadas à robótica, empreendedorismo e ao desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e digitais.
.jpeg)
ESTRUTURA
A unidade tem capacidade de atender até 1.400 estudantes, e conta com 25 salas de aula especializadas, dez laboratórios, incluindo espaços voltados à culinária, tecnologia e ciências. A escola também oferece biblioteca, auditório, ambientes maker, espaços criativos e áreas de lazer e convivência.
Atualmente, a unidade já atende 1.020 alunos e possui uma equipe composta por 68 colaboradores. Toda a infraestrutura foi planejada para proporcionar uma experiência educacional completa — da educação infantil ao ensino médio — integrando inovação, tecnologia e desenvolvimento humano.
FERNANDO CIRINO GURGEL
Economista, empresário e líder industrial, Fernando Cirino Gurgel presidiu a FIEC entre 1992 e 1999, período em que também comandou os Conselhos Regionais do SESI, SENAI e IEL. Natural de Fortaleza, Cirino é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e construiu sólida trajetória no setor produtivo, como presidente das empresas Metaneide S.A., com unidades em Fortaleza e Maracanaú.
Também presidiu o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e o Centro Industrial do Ceará (CIC), além de integrar a Diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde ocupou os cargos de 1º Tesoureiro e Vice-Presidente.
