Com a classificação do Fluminense na última quarta-feira (25), após empate por 0 a 0 com o Mamelodi Sundowns, os quatro representantes do Brasil se classificaram para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Todos os brasileiros participantes da competição avançaram. O Tricolor Carioca se junta a Flamengo, Botafogo e Palmeiras na próxima fase do torneio da Fifa.
Considerados abaixo do nível técnico em relação às outras equipes da Copa do Mundo de Clubes, os times brasileiros chocaram o mundo ao se imporem sobre grandes equipes do futebol europeu como Borussia, Chelsea, Porto e Psg, atual vencedor da Liga dos Campeões.
O primeiro sinal de que o Brasil não veio apenas participar do torneio foi dado pelo Palmeiras. Logo em sua estreia, o Alviverde encarou o Porto, de Portugal, e empatou por 0 a 0. Mas o placar não refletiu a superioridade do time brasileiro em campo. Além do placar igualado, o Porco dominou a partida e se mostrou bastante superior na disputa.
O Fluminense também surpreendeu ao enfrentar o Borussia Dortmund, vice-campeão europeu em 2024, e finalizar a disputa com um empate sem gols. A equipe carioca apresentou solidez defensiva, inteligência tática e frieza para neutralizar o veloz ataque alemão, sendo elogiada por veículos internacionais pela maturidade em campo.
Apesar dos bons resultados contra equipes da Europa, nada se comparou ao que viria a seguir. Em um dos jogos mais aguardados da fase de grupos, o atual campeão da Liga dos Campeões e favorito absoluto ao título do Mundial, o Paris Saint-Germain viu sua estrela apagar diante do campeão da Libertadores. Com uma atuação histórica e um gol decisivo no segundo tempo, o Botafogo venceu por 1 a 0, em um dos maiores resultados da história recente do futebol brasileiro em competições internacionais.
O revés do campeão europeu contra o atual portador da Glória Eterna repercutiu de forma massiva, e questionamentos sobre a força da liga nacional brasileira começaram a ser levantados. Para atiçar ainda mais a mídia mundial, o Flamengo protagonizou uma virada histórica ao vencer o Chelsea por 3 a 1, em confronto direto que evidenciou a força do futebol sul-americano. Após sair atrás no placar ainda no primeiro tempo, o Rubro-Negro conseguiu a virada em um intervalo de apenas 3 minutos entre os dois gols. A vitória não apenas garantiu a liderança do grupo para os cariocas, como também reforçou a potência do Brasil no torneio.
REPERCUSSÃO MUNDIAL
O desempenho dos clubes nacionais surpreendeu não apenas o público local, mas também causou grande impacto entre torcedores e veículos de imprensa internacionais. O “As”, jornal da Espanha, afirmou que o Brasil impactou o mundo com a classificação das quatro equipes para o mata-mata da competição mundial.
“O Brasileirão é a melhor competição da América do Sul, disso não havia dúvidas. No entanto, agora o potencial vai muito além, e os clubes do torneio brasileiro estão mostrando ao mundo que também podem competir contra os melhores clubes europeus”, disse o As.
Palmeiras e Flamengo avançaram como líderes de seus respectivos grupos, enquanto Botafogo e Fluminense confirmaram a vaga na segunda posição. Por pouco os clubes brasileiros não se classificaram de forma invicta, se não fosse a derrota do Botafogo contra o Atlético de Madrid, na última segunda-feira (23).

PRÓXIMOS CONFRONTOS
Cada brasileiro jogará em um dia das oitavas de final. Botafogo e Palmeiras, que se enfrentam, abrem os duelos do mata-mata do Mundial de Clubes. Ou seja, o Brasil já tem pelo menos um time garantido nas quartas de final da competição.
Com a classificação da Inter de Milão, na noite da última quarta-feira (25), os italianos encaram o Fluminense nas oitavas, enquanto o Monterrey fará duelo diante do Borussia Dortmund.
Já o Bayern de Munique será o próximo adversário do Flamengo no Mundial de Clubes. Na última terça-feira (24), o time alemão, que já estava classificado, atuou com um time misto e foi surpreendido pelo Benfica, que venceu por 1 a 0 e assumiu a liderança do Grupo C.
Com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras garantidos entre os times da próxima fase, confira os horários e dias de jogos das oitavas de final da competição.
Sábado, 28 de junho
- 13h – Palmeiras x Botafogo
Domingo, 29 de junho
- 17h – Flamengo x Bayern de Munique
Segunda-feira, 30 de junho
- 16h – Inter de Milão x Fluminense
