Menu

Avança debate para implantação de Distrito de Inovação e Saúde no Eusébio

4ª reunião mensal de alinhamento do projeto contou com a presença de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de instituições cearenses ligadas ao projeto. Foto: Reprodução / GOV CE.

O Governo do Ceará avançou mais um passo importante para a implantação do Distrito de Inovação e Saúde no município do Eusébio. Na manhã desta quarta-feira (25), representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de instituições cearenses ligadas ao projeto participaram da 4ª reunião mensal de alinhamento do projeto, realizada na sede da Fiocruz, no Eusébio.

Durante o encontro, foram apresentados planos de trabalho, metodologias, cronogramas e estratégias voltadas para a implementação do equipamento, que tem previsão de entrega para 2030.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDE, Rennys Frota, mediou a reunião e destacou o protagonismo do Governo do Ceará na condução da iniciativa:

“A pauta é industrial. Estamos tratando de um prédio de formação e inovação acadêmica que tem contado com um bom trabalho dos órgãos envolvidos, ratificando o protagonismo do Governo do Ceará, através do governador Elmano de Freitas, e da SDE, por meio do secretário Domingos Filho”, disse.

O procurador-chefe de Patrimônio e Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Marcus Claudius Rattacaso, apresentou questões fundiárias no entorno do polo de saúde. Segundo o procurador, a maior parte dos imóveis destinados ao distrito já está sob posse do Estado:

“Alguns imóveis estão em processo de apropriação judicial, mas todos os terrenos, todos os imóveis, eles estão, no mínimo, com a imissão provisória na posse, em favor do Estado, em condições de disponibilizar para a SDE, Adece e, por via de consequência, para a Fiocruz”, explicou.

Ainda sobre a pauta, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) apresentou os princípios norteadores do projeto, como a liderança do Governo do Estado, colaboração multissetorial, gestão profissional, sustentabilidade financeira, transparência, dentre outros, propondo também níveis de governança para o distrito.

O pesquisador e coordenador da área de inovação, produção e empreendedorismo da Fiocruz, Odorico Monteiro, avaliou positivamente o encontro.

“Parabenizo a SDE pelo protagonismo da estrutura de monitoramento para a implantação do distrito. Esta reunião foi extremamente importante porque todos os órgãos envolvidos estiveram presentes e seus representantes puderam conhecer de perto a Fiocruz, a fábrica de Bio-Manguinhos, com a Biofábrica de Wolbachia”, afirmou.

Monteiro também destacou a previsão de contratação da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS) em julho, o que deve acelerar a conclusão dos projetos em até um ano.

Outro ponto discutido no encontro foi o interesse manifestado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em viabilizar uma unidade dentro do campus do distrito.

Participaram ainda da reunião representantes da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Companhia de Gás do Estado (Cegás), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Enel e Prefeitura Municipal do Eusébio.

Sobre o equipamento:

O Distrito de Inovação e Saúde é uma iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com a Fiocruz e a Prefeitura do Eusébio, reunindo instituições públicas e privadas para pesquisa e serviços na área da saúde. O equipamento tem como objetivo fortalecer a economia local e estadual, garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a autonomia do Brasil no setor da saúde.

As atividades do parque tecnológico, que tem previsão de entrega para o ano de 2030, incluem a produção de insumos farmacêuticos, reagentes para diagnósticos, materiais médico-hospitalares, vacinas e soluções digitais.