Menu

Arce aprova subsegmento tarifário que estimula mobilidade urbana sustentável no Ceará

Veículos de carga e de transporte coletivo, segundo a Cegás, poderão ter tarifas diferenciadas, caso sejam abastecidos com gás natural (GNV). Foto: Natinho Rodrigues/ Arquivo/ Opinião CE

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) poderá aplicar tarifas diferenciadas para veículos de transporte público e de carga que utilizam gás natural veicular (GNV). A medida foi aprovada nesta quinta-feira (26), pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), durante a 12ª sessão ordinária do Conselho Diretor.

A criação do novo subsegmento tarifário no setor de gás canalizado tem como objetivo estimular o uso de combustíveis menos poluentes e mais acessíveis. A expectativa é reduzir a emissão de gases nocivos, especialmente nas regiões metropolitanas, além de ampliar a previsibilidade e viabilidade econômica do transporte coletivo e da logística de carga.

IMPACTO AMBIENTAL

A proposta, encaminhada pela Cegás, foi analisada pelas Coordenadorias Econômico-Tarifária e de Energia da Arce e recebeu parecer jurídico favorável da Procuradoria da Agência. O conselheiro Rafael Sá foi o relator do processo, aprovado por unanimidade.

Antes de ser votada, a iniciativa passou por audiência pública, atendendo aos princípios de legalidade, transparência e participação social.

Segundo Rafael Sá, a decisão contribui para a transição energética no Estado. “Estamos incentivando uma matriz mais eficiente e acessível, com efeitos positivos para o meio ambiente, a economia local e, principalmente, para a população que depende do transporte público”, afirmou.