Menu

Explosão em subestação provoca queda de energia no Campus do Pici da UFC; veja vídeo

Uma explosão foi registrada na manhã desta quarta-feira (25) em uma subestação de energia localizada no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. O equipamento atingido pertence à própria instituição, que disse estar investigando as causas. A ocorrência provocou queda no fornecimento de energia elétrica no campus. Ainda não há previsão para o retorno da energia.

Em nota, a UFC informou que a subestação pegou fogo. Equipes técnicas estão atuando para restabelecer o serviço “o mais rápido possível”, conforme a Universidade. Segundo a instituição, não houve registro de feridos.

A Enel Ceará, concessionária responsável pela distribuição de energia, comunicou que um defeito interno causou o desligamento de uma linha de alta tensão entre as subestações Pici e Maguary. Técnicos da empresa foram enviados para realizar inspeções na rede.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) também foi acionado. Em nota, a corporação afirmou que equipes especializadas se deslocaram até o local após “relatos de intensa fumaça e de uma suposta explosão”.

Confira nota da UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) informa que, na manhã desta quarta-feira (25), houve um problema técnico grave no transformador da subestação 69kV do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Segundo informações da Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra), um incêndio na subestação afetou a distribuição de energia de todo o campus. As causas estão sendo investigadas.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e está no local para conter o fogo e garantir a segurança. Não houve feridos durante o ocorrido, bem como não há informações sobre fatores externos que possam ter provocado o problema técnico.

Foi feito o desligamento da rede da Enel, mas ainda não há previsão para o retorno da energia no Campus do Pici. Quaisquer informações além das contidas nesta nota devem ser verificadas nos canais oficiais da UFC.