Menu

TRE cassa mandato de prefeito e vice de Potiretama por abuso de poder político

Luan Dantas estava no seu segundo mandato como prefeito de Potiretama. Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou os mandatos do prefeito de Potiretama, Luan Dantas (PP), e da vice-prefeita Solange Campelo (PT), por abuso de poder político nas eleições de 2024. Por sete votos favoráveis e nenhum contrário, a chapa foi cassada. Novas eleições suplementares devem ser marcadas pelo TRE.

O prefeito já estava afastado da gestão municipal. No início de abril, ele havia sido preso durante uma operação da Polícia Civil. Ele é investigado por integrar uma organização criminosa.

Luan Dantas, conforme a Justiça Eleitoral, em decisão da 86ª Zona Eleitoral de Alto Santo, no final de abril, teria realizado, na condição de prefeito, entre janeiro e agosto de 2024, 240 contratações temporárias sem a realização de processo seletivo público ou justificativa legal. O juiz Isaac Dantas Bezerra Braga considerou que houve uso da máquina pública em benefício eleitoral.

PRISÃO DE LUAN DANTAS

A Operação Revelatio, do Ministério Público do Ceará (MPCE), que acarretou na prisão de Dantas, teve como alvos secretários, ex-gestores municipais e sócios de um posto de combustível. A investigação apontou para um suposto superfaturamento de contratos na aquisição de combustíveis para veículos da frota da Prefeitura.

Conforme a operação, o prefeito é um dos sócios fundadores de uma empresa que administra o posto de combustível. De acordo com o MP cearense, após ser eleito prefeito em 2020, ele se retirou da empresa, simulando a venda a outra pessoa. No entanto, as investigações apontam que ele não teria se afastado de fato da gestão do estabelecimento.

Já em 2021, no seu primeiro ano como gestor, o município contratou o posto para fornecer combustíveis aos veículos da gestão. De 2017 a 2020, foram gastos em combustíveis R$ 4.108.739,03, enquanto de 2021 até fevereiro de 2024, o valor chegou a R$ 8.224.261,43, mesmo sem ter ocorrido um aumento da frota de veículos do município.