Um dos episódios mais marcantes e sangrentos da história do Brasil, a Guerra de Canudos, ganha nova vida em Hell Clock, jogo brasileiro que vem chamando atenção do público nacional e internacional. Com mais de 72 mil interessados no título antes mesmo do lançamento oficial, o game será lançado no dia 22 de julho exclusivamente para computadores.
Desenvolvido por Mark Venturelli, baiano de 38 anos e fundador do estúdio Rogue Snail, o jogo mistura ficção fantástica com base histórica. O jogador assume o papel de Pajeú, um dos lendários jagunços de Antônio Conselheiro, três anos após o fim da guerra. Sua missão é resgatar a alma do líder aprisionada nas profundezas do inferno, enfrentando criaturas sobrenaturais com a ajuda de um misterioso relógio mágico, capaz de manipular o tempo.
Outro grande diferencial do jogo é a dublagem. Todo o elenco é formado por atores nordestinos, o que garante autenticidade à narrativa. Entre os nomes, destaca-se o ator Dody Só, que na década de 1990 já havia feito o personagem Pajeú no filme “Guerra de Canudos”, do diretor Sérgio Rezende. Agora, ele retorna ao papel, desta vez no universo dos games.
Produzido integralmente em português com sotaque baiano, o jogo conta ainda com legendas em outros idiomas, para facilitar a compreensão do público estrangeiro, que vem mostrando interesse crescente pelo tema. Nos Estados Unidos, o jogo lidera o número de downloads da versão demo, com o Brasil logo atrás.
Na plataforma Steam, onde o jogo já teve sua versão gratuita avaliada, Hell Clock ostenta 96% de avaliações positivas. O impacto também se refletiu nas buscas online. Segundo o Google Trends, houve aumento de 600% em pesquisas relacionadas a “Guerra de Canudos”, “Canudos” e “Antônio Conselheiro” na semana de anúncio do game, em dezembro de 2024.
O interesse se espalhou não apenas pelo Brasil, mas também pelos Estados Unidos e Europa.
O desenvolvimento do jogo começou em 2020 com apenas três pessoas. Hoje, a equipe da Rogue Snail reúne 13 profissionais, com apoio de financiamentos públicos e privados. A próxima meta do estúdio é lançar o jogo também para celular e consoles como PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
