O trecho da Avenida Santos Dumont, entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante, no bairro Aldeota, foi liberado neste sábado (21). Com o avanço das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), está orientando motoristas e pedestres, que estão autorizados a trafegar no sentido Centro/Papicu. O local ainda recebeu a instalação de semáforos. A obra, que está construindo a estação de metrô subterrânea Nunes Valente, estava bloqueando as vias desde outubro de 2019.
“O Governo do Ceará está comprometido em reduzir, sempre que possível, os impactos das obras do Metrô de Fortaleza na mobilidade urbana da cidade, por meio de estudos técnicos e constante diálogo com as empresas responsáveis pelo projeto. Vamos seguir avançando com as obras da Linha Leste e, sempre que possível, anunciaremos novas liberações nos trechos atualmente bloqueados”, disse o secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão.
Em suas redes sociais, o titular da Infraestrutura revelou que o próximo trecho da Avenida Santos Dumont a ser liberado será próximo ao Colégio Militar.
Ver essa foto no Instagram
A operação para liberar o trânsito na via foi executada pelo Consórcio FTS, responsável pela construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, sob a supervisão da Seinfra. Foram realizados deslocamentos de postes e de rede elétrica, além da sinalização de trânsito e do alinhamento com áreas privadas da região.
Com o trajeto de 7,3 km de extensão, a Linha Leste do Metrô de Fortaleza terá capacidade de movimentar aproximadamente 150 mil pessoas por dia. Em sua primeira fase, o projeto busca conectar o Centro de Fortaleza ao bairro Papicu, por meio de duas vias de túneis subterrâneos. A linha contará com cinco estações: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.
