Menu

Maciço do Baturité, Vale do Jaguaribe e Vale do Curu devem receber novas unidades da Ceasa

Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, em entrevista ao Opinião CE. Foto: Hellynara Fernandes

O secretário estadual do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Moisés Braz (PT), anunciou que está em estudo a construção de três novas unidades das Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa) no Estado. Em entrevista ao Opinião CE, ele disse quais são as regiões prováveis de receberem o empreendimento: Maciço do Baturité, Vale do Jaguaribe e Vale do Curu.

No Vale do Jaguaribe, o município escolhido foi Russas, que, inclusive, já cedeu um terreno para a construção da central. Já no Vale do Curu, a cidade de Paraipaba deve ser a beneficiada, como também afirmou o titular da pasta. A prefeita Ariana Aquino (Republicanos) já havia revelado a possibilidade ao Opinião CE.

Já no Maciço, apesar de não comentar a cidade que pode receber a unidade, Moisés detalhou que “a grande maioria do setor de frutas e hortaliças vem da região”.

UNIDADES DA CEASA

No Ceará, já há três unidades da vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário: em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); em Barbalha, no Cariri; e em Tianguá, na Serra da Ibiapaba.

Na de Tianguá, o secretário explicou que vem sendo realizado um trabalho de ampliação e modernização. “Além do espaço da própria Ceasa, com mais de 70 depósitos de permissionários, estamos modernizando o entorno e fazendo uma grande reforma”, disse.

Segundo ele, a modernização ainda não tinha sido realizada porque o terreno é do Governo Federal, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Como explicou o secretário, está sendo realizada uma permuta, em que um terreno em Fortaleza está sendo cedido para a companhia.

“E a Conab cedeu espaço lá [em Tianguá] para que a gente possa fazer uma Ceasa moderna e que possa fazer um grande trabalho”, afirmou.