O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 desta sexta-feira (20) e segue até o dia 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação é marcada por menos chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste.
“Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar”, explica o Instituto.
Nordeste
A previsão para o inverno no Nordeste aponta a manutenção do período seco no interior da região, com chuvas dentro da média climatológica. Nas demais áreas, são previstas chuvas abaixo da média. No entanto, a presença de águas mais aquecidas no Oceano Atlântico tropical poderá favorecer o aumento de chuvas na faixa leste do Nordeste, incluindo o litoral.
Em relação às temperaturas, o Inmet prevê o predomínio de valores acima da média em toda a região.
Ceará
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), quanto mais próximo da Linha do Equador, menor é a diferença de temperaturas entre o verão e o inverno, ou seja, a chegada da nova estação não mexe tanto com o estado. Apesar disso, o litoral e as áreas de serra podem apresentar registros de mínimas levemente mais baixas, principalmente entre as madrugadas e as manhãs.

O mapa divulgado pela Funceme revela as temperaturas mínimas do ar a 2 metros de altura no Ceará, apresentando os primeiros sinais típicos da estação mais fria do ano, principalmente nas regiões serranas e interioranas do estado.
Principais temperaturas mínimas registradas:
-
Crato – Sede: 18,7 °C – menor temperatura registrada, comum da região serrana no inverno.
-
São Benedito (Sítio): 19,8 °C
-
Poranga: 19,3 °C
-
Aiuaba: 19,3 °C
-
Missão Velha (Sítio): 20,3 °C
Essas temperaturas indicam queda mais acentuada no sul e nas áreas serranas do estado.
Principais temperaturas mínimas mais altas:
-
Quixadá: 24,6 °C
-
Fortaleza – Praia do Futuro: 23,7 °C
-
Jaguaruana: 23,7 °C
-
Camocim: 23,6 °C
-
Alto Santo (Castanhão): 23,5 °C
Essas cidades, em sua maioria no litoral ou em áreas de menor altitude, registraram mínimas mais altas, o que é comum pela influência marítima e menor variação térmica.
O mapa ainda indica um início de inverno com noites e madrugadas mais frias, principalmente no interior e nas regiões serranas, como Crato, Poranga e São Benedito.
A capital e o litoral continuam com temperaturas mínimas elevadas, mantendo o clima tropical, mesmo no inverno.
Previsões climáticas divulgadas pela Funceme para este final de semana:
Para esta sexta-feira (20):
Há condições de chuva em todas as macrorregiões do Ceará, principalmente de forma isolada no interior. Pela manhã, são esperadas chuvas com intensidade de fraca a moderada na faixa litorânea.
À tarde, a atuação da brisa marítima pode provocar chuvas isoladas, de curta duração e fraca intensidade no Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, norte do Sertão Central e Inhamuns, e na Jaguaribana.
À noite, áreas de instabilidade vindas do leste do Nordeste devem avançar sobre a Jaguaribana, Cariri e o centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, ocasionando chuvas com intensidade variando de fraca a moderada.
Para sábado (21) e domingo (22):
São esperados aumentos nos acumulados de chuva, principalmente nas macrorregiões da faixa litorânea, com destaque para o norte da Jaguaribana, Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém.
Na madrugada de sábado, também há condição de chuva com intensidade de fraca a moderada no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns.
Destaca-se que as chuvas, em alguns momentos, podem vir acompanhadas com rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h, principalmente na faixa litorânea e regiões serranas do estado.
Em relação às temperaturas:
-
Valores máximos devem se situar em torno de 34 °C na Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.
-
Mínimas devem se situar de 18 °C a 20 °C na Ibiapaba, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
Com dados informados pela Funceme.
