Menu

“Alinhavando Moda” debate inovação e sustentabilidade no Museu da Indústria

A cidade de Fortaleza recebe, nas próximas quarta (25) e quinta-feira (26), a 6ª edição do evento Alinhavando Moda, no Museu da Indústria. Com entrada gratuita, a programação conta com palestras, bate-papos e workshop que discutem inovação, tecnologia, comunicação de moda e sustentabilidade no setor têxtil.

O evento tem se consolidado como um dos principais espaços de troca, reflexão e formação sobre moda autoral, cultura têxtil e economia criativa no Ceará.

O Alinhavando Moda se estabelece como um espaço de diálogo entre criadores, estudantes, empreendedores e todos que enxergam a moda como linguagem, território e potência econômica. Para o designer de moda e idealizador do Alinhavando Moda, Fábio Caracas, um dos principais focos do evento é o debate sobre o impacto das tecnologias no campo da moda. 

“Nesta sexta edição, queremos provocar o setor a olhar com mais atenção para os impactos de inovação e tecnologia na moda, mas sem perder de vista o que nos move: a conexão humana, o fazer artesanal e a responsabilidade com o meio ambiente. Vamos discutir como comunicar com propósito, inovar com sentido e construir marcas conscientes em um mundo cada vez mais acelerado”, pontua.

A entrada para o evento é gratuita, e as inscrições já estão abertas pelo site oficial do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Na quarta-feira (25), o foco é tecnologia, comunicação e comportamento de consumo. A programação começa às 8h30 com uma análise de Marleudo Costa sobre o cenário da lingerie no Ceará e no Brasil, destacando a força do estado nesse segmento da indústria. Às 10h30, Edmilson Carneiro conduz a palestra “Moda Inteligente: Como o RFID Conecta sua Marca ao Coração do Cliente”, discutindo como a tecnologia tem revolucionado o relacionamento das marcas com seus consumidores.

Pela tarde, às 13h30, o evento recebe um bate-papo com a jornalista e empreendedora Márcia Travessoni, que conta sua trajetória e visão sobre moda, influência e imagem. Já às 14h40, Rener Oliveira conduz a palestra “Comunicação de Moda”, refletindo sobre os novos desafios da linguagem e da construção de narrativas no ambiente digital.

Leia também: Caixa Cultural recebe instalação feita de crochê entre os dias 5 de julho e 3 de agosto

Na quinta-feira (26), o Alinhavando Moda dedica-se integralmente à sustentabilidade. Pela manhã, Dani Tavares apresenta o workshop “Bordado Logo Sinto”, das 8h30 às 12h, que propõe uma vivência criativa com foco no fazer manual e na técnica de bordado à mão. As vagas são limitadas a 20 participantes.

À tarde, a partir das 13h30, Luciana Jorge apresenta a palestra “Os têxteis e a moda sustentável”, sobre a importância dos materiais e processos conscientes na construção de uma moda mais ética. Em seguida, às 14h40, o estilista Weider Silveiro compartilha suas percepções sobre as Tendências de moda sustentável no mercado brasileiro e os caminhos possíveis para o setor.