O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Ceará, promoveu uma série de debates e palestras sobre inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria durante o Tech Day 2025, realizado nesta quarta-feira (18), na Casa da Indústria.
O destaque da abertura foi o lançamento do Programa Senai de Inteligência Artificial para a Indústria, uma iniciativa pioneira no Brasil que posiciona o Instituto Sesi Senai de Tecnologia como um grande hub nacional dedicado a projetos de IA focados em fortalecer a competitividade e as práticas do setor industrial cearense. O diretor regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, conduziu o anúncio da iniciativa, acompanhado da gerente da Unidade de Educação do Senai Ceará, Sônia Parente.
Paulo André Holanda ressaltou que o Tech Day 2025 representa um marco no desenvolvimento da educação e da inovação na indústria do Estado, reforçando a importância do investimento em pesquisa e projetos que busquem trazer as potencialidades da IA para o cotidiano das empresas.
“Abordamos uma pauta que, hoje, faz parte do nosso dia a dia, como conectar a inteligência artificial aos movimentos da indústria, sempre com foco na sustentabilidade e nas pessoas“, afirmou Paulo André Holanda.
Sônia Parente celebrou os dias de programação com Tech Day 2025 e com o Inova Senai Ceará, que começou, na terça-feira (16), com a etapa da Saga Senai de Inovação, quando foram apresentados projetos elaborados por estudantes do Senai Ceará. Para ela, o lançamento do Programa Senai de Inteligência Artificial para a Indústria significou a cereja do bolo no movimento da juventude conectada aos avanços tecnológicos.
“Nós somos o primeiro departamento regional a lançar esse programa em nível nacional, com o desafio de tornar a Federação [das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec] e o Senai referências em IA para a indústria“, afirma Sònia Prente.
Com as altas expectativas para o Tech Day 2025 contempladas, Sônia Parente abordou ainda a relevância de todos os conteúdos da programação, que incluiu palestras e a mostra de projetos de inovação do Inova Senai Ceará, com ideias desenvolvidas por alunos das unidades cearenses do Senai.
“Eu costumo dizer que é o ouro que temos dentro das nossas escolas e que, agora, precisamos mostrar para a indústria e para a sociedade. Queremos ampliar as barreiras e evidenciar o diferencial das escolas Senai Ceará“, destacou Sônia Parente
A programação matinal do evento contou com a palestra do professor-doutor John Carrier, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que abordou o tema O Sistema Humano: Serviço de Sucesso na Era da IA. O especialista destacou a importância da conexão entre tecnologia e a realidade prática da indústria, especialmente na era da Inteligência Artificial. “O Brasil tem um enorme ativo nessa nova geração de técnicos, que já chega ao mercado trazendo tecnologia desde cedo”, destacou.
PROGRAMA DE IA
O público conheceu em detalhes o Programa de Inteligência Artificial Industrial, desenvolvido pela equipe do Departamento Regional do Senai Ceará. Leilael Melo, especialista técnico do Senai Ceará; Ataliba Holanda, coordenador técnico do Instituto Sesi Senai de Tecnologia; e Emerson Jimmy, especialista técnico de Automação e Mecatrônica, apresentaram a estrutura e os objetivos da iniciativa.
Para Ataliba Holanda, o programa representa um passo decisivo na construção de uma base sólida para a transformação digital nas indústrias cearenses.
“Hoje, muito se fala em inteligência artificial, mas qual é o norte para a indústria e para a educação? O Senai se posiciona como um dos polos de referência nessa orientação. Não se trata apenas de testar ferramentas, mas de desenvolver soluções reais para as demandas da indústria. Não adianta termos acesso ao que há de melhor em tecnologia se a nossa base não estiver estruturada. Juntos, vamos consolidar o Senai Ceará como referência nacional em inteligência artificial aplicada ao setor industrial”, destacou o coordenador técnico.
JOVENS TALENTOS
Entre os estudantes expositores de projetos inovadores no Tech Day 2025 esteve Yasmin Inácio de Amorim, 17, aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senai Centro e estudante do ensino médio na unidade Sesi Centro. Para ela, o evento representou uma oportunidade de ampliar conhecimentos em diferentes áreas da tecnologia.
“Aqui, a gente tem contato com Mecatrônica, Eletrotécnica e, claro, com o desenvolvimento de sistemas. São novas alternativas de inovação para a indústria. Conhecemos problemas que, muitas vezes, não teríamos acesso, porque são estudados em áreas muito específicas. É muito bom trabalharmos com essa interdisciplinaridade, com conhecimentos diferentes, tanto para o nosso currículo quanto para as nossas vidas”, destacou Yasmin de Amorim.
FUTURO DA EDUÇÃO E DA TECNOLOGIA
A programação da tarde do Tech Day 2025 foi dedicada a discussões sobre as tendências que vão moldar o futuro da educação e da tecnologia. O público participou do Roadshow de Inovação e Tecnologia e da Conexão Tech com docentes do Senai Ceará. Entre os destaques, estiveram a palestra Desvendando o Ensino do Futuro: Estratégias Pedagógicas na Era Digital, com o Igor de Morais Paim, diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do IFCE, e a apresentação Futuro(s) e a Era da Co-Inteligência: Quando a Inteligência Artificial encontra a Inteligência da Consciência, conduzida por Ligia Zotini, pesquisadora de futuros e fundadora do Voicers.
