Menu

Em agenda com Alckmin, Ceará avança em projeto de hidrogênio verde da Fortescue

O governador Elmano de Freitas se reuniu com o CEO Global da Fortescue, Andrew Forrest, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin-Foto: Ascom Casa Civil

O Ceará avança na implementação do projeto de fabricação do hidrogênio verde (H2V) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. Em Brasília, o assunto foi tratado, nesta quarta-feira (18), pelo governador Elmano de Freitas (PT), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o CEO global da Fortescue, Andrew Forrest. Conforme o chefe do Executivo do Estado, o projeto da Fortescue, estimado em R$ 18 bilhões, deve gerar mais de 8.900 empregos no Ceará.

“Seguiremos trabalhando para garantir as condições necessárias para tornar o nosso estado um Hub de H2V. É mais desenvolvimento e emprego qualificado para o nosso povo”, destacou o governador Elmano.

No total, o Hub de Hidrogênio Verde contará com o investimento de R$ 131 bilhões, com projetos de diversas empresas. O empreendimento prevê gerar cerca de 80 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos. Atualmente, existem sete pré-contratos assinados com as empresas Auren Energia (antiga AES Brasil), Casa dos Ventos, EDF, Fortescue, FRV, Voltalia e Fuella.

Em outubro do ano passado, o vice-presidente e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve no Ceará para assinar uma resolução que aprovou a primeira fase do projeto industrial de produção de hidrogênio verde (H2V) da empresa australiana Fortescue, que será instalada em uma área de 121 hectares, no Setor 2 da ZPE Ceará.