Menu

Obra de energia vai beneficiar 8 comunidades e 2 indústrias do setor agropecuário em Paracuru

Com orçamento previsto de R$ 1.537.386,51, serão 3.137 metros de rede de média tensão. Foto: Governo do Estado do Ceará

Prevista para ser concluída no fim deste mês, uma obra do Programa de Investimentos Especiais (PIE), da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), vai aprimorar o fornecimento de energia elétrica em oito comunidades do município de Paracuru, litoral cearense. O projeto busca beneficiar diretamente duas indústrias do setor agropecuário, gerando emprego e renda para a região, e principalmente melhorar a qualidade de vida dos moradores locais.

Com orçamento previsto de R$ 1.537.386,51, serão 3.137 metros de rede de média tensão e reforço na rede existente com a implantação de 56 postes, além da instalação de um regulador de tensão de 200 amperes, um religador automático e um transformador de 225 kVA.

Leia também: “Trilha Solar 2025”: Sebrae lança programa para fortalecer empresas de energia solar no Ceará

O projeto irá melhorar o fornecimento de energia elétrica nas comunidades de Carnaúba, Curral Grande, Murici, Pedras, Poço Doce, Serrota, Várzea Redonda e Volta Redonda. Para o secretário da infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, o projeto vai fortalecer o setor de energia na região.

“Essa obra aprimora o fornecimento de energia elétrica na área rural de Paracuru, facilitando a execução de novas ligações e fortalecendo o sistema como um todo. Para aquele pequeno agricultor, que queira plantar e utilizar a energia na irrigação, por exemplo, é uma segurança a mais que chega para a produção”, afirma o titular da pasta.

Conforme a Coordenadoria de Energia e Telecomunicações (Coete) da Seinfra, o reforço estrutural cria, ainda, recursos de manobra entre os alimentadores da subestação de Paraipaba, para restabelecer a energia mais rápido nas oito comunidades, em caso de queda. Com mais de 90% de execução concluída, a obra permite o ingresso de novas cargas no sistema elétrico da região, possibilitando o desenvolvimento econômico e social das comunidades.

ESTÍMULO AO AGRONEGÓCIO

Localizadas na área rural do distrito de Poço Doce, em Paracuru, duas indústrias cearenses, do setor agropecuário, serão beneficiadas com o reforço energético. Uma delas é a Fazenda Grangeiro, que produz cerca de 3 milhões de unidades de coco verde por ano, em 70 hectares de plantação, além de feijão verde em 25 hectares.

“Esse projeto vai beneficiar desde a Várzea Redonda até o Poço Doce, resolvendo um problema de infraestrutura energética que tínhamos na nossa região. É uma grande conquista para o nosso povo”, destaca a proprietária da Fazenda, Rita Grangeiro.

A obra também vai beneficiar a fazenda da empresa Cialne, que atua na criação de matrizes e produção de ovos na região. Com mais energia, a indústria projeta ampliar a produção e plantar maracujá em outros 5 hectares, gerando novos postos de trabalho na região.