Menu

Ceará e BNB firmam parceria com foco no desenvolvimento, inclusão social e inovação

O Governo do Ceará e o Banco do Nordeste (BNB) oficializaram uma nova parceria estratégica com foco no fortalecimento da economia estadual, aliando desenvolvimento econômico, inclusão social e inovação. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na última segunda-feira (16), durante cerimônia no auditório da presidência do BNB, no bairro Passaré, em Fortaleza.

A parceria, celebrada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e o BNB, visa ampliar ações conjuntas para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do Ceará. Estiveram presentes o secretário da SDE, Domingos Filho, o presidente do BNB, Paulo Câmara, e a superintendente estadual do banco, Eliane Brasil, que assinaram o acordo junto a representantes de instituições como Fiec, CDL e sindicatos.

O secretário Domingos Filho destacou o alinhamento entre as políticas públicas do Governo do Estado e os instrumentos financeiros do BNB. “Estamos muito satisfeitos com esta parceria firmada com o BNB, para que juntos possamos promover o desenvolvimento econômico do nosso Ceará e do Nordeste. Através de políticas públicas, vamos poder avançar com agilidade em diversas ações para beneficiar desde o pequeno até o grande empreendedor”, afirmou.

Secretário Domingos Filho em seu discurso (Foto: Divulgação/ SDE)

Paulo Câmara, presidente do BNB, reforçou o papel do banco como aliado estratégico do Estado. “Com esse termo de cooperação vamos poder construir parcerias cada vez maiores, na busca do banco poder ser um parceiro estratégico do estado do Ceará, que tem feito um trabalho importante na atração de investimentos, por gerar muito emprego e renda, e o BNB quer estar presente sempre nisso. Vamos dar velocidade na melhoria do ambiente de negócios no Ceará”, declarou.

O acordo estabelece cinco eixos prioritários de atuação:

  • Atração de investimentos produtivos para o Estado do Ceará;
  • Fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas, com foco em setores com maior potencial de crescimento;
  • Fomento à inovação, à economia criativa e aos arranjos produtivos locais (APLs);
  • Ampliação do acesso ao crédito e da inclusão financeira de micro, pequenos e médios empreendedores;
  • Formulação de estudos, projetos e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico estadual.

Com base nesses eixos, a parceria pretende dinamizar o ambiente de negócios no Ceará, potencializar a geração de emprego e renda e promover o crescimento sustentável, com atenção especial à inclusão social e à inovação como motores estratégicos da economia.