Para facilitar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, a Prefeitura de Fortaleza realiza mais uma ação descentralizada de imunização. A iniciativa acontece das 10 às 12 horas, no Terminal de Integração Messejana, nesta terça-feira (17), e Siqueira, na quarta (18), na entrada principal dos locais. Ainda neste mês, serão atendidos os terminais da Parangaba, Conjunto Ceará, Antônio Bezerra, Lagoa e Papicu.
As atividades de vacinação em locais de grande movimentação fazem parte da estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção coletiva contra doenças imunopreveníveis. A secretária da Saúde, Riane Azevedo, destaca a importância da iniciativa como medida de saúde pública.
“Vacinar-se é um ato de responsabilidade coletiva. Cada dose aplicada ajuda a reduzir a disseminação de vírus e protege não só quem recebe a vacina, mas toda a comunidade. É por isso que estamos levando as vacinas para mais perto das pessoas, garantindo o acesso e fortalecendo essa rede de proteção”, ressalta Riane Azevedo.
A Prefeitura de Fortaleza reforça, ainda, a relevância da vacinação contra a influenza, disponível para toda a população a partir dos 6 meses. O imunizante protege contra três cepas do vírus da gripe e contribui para a redução de complicações respiratórias e internações, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Conforme o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), George Dantas, a descentralização da vacinação para pontos com grande fluxo de pessoas, como os terminais de integração, é eficaz para alcançar quem não consegue se dirigir aos postos de saúde durante os dias úteis. “Oferecer essa comodidade aos usuários do transporte coletivo é fundamental para alcançarmos uma parcela significativa da população que, muitas vezes, não dispõe de tempo para se deslocar até os postos de saúde”, afirma.
Para se vacinar, a população deve apresentar um documento com foto e o cartão de vacinação, se disponível.
