Menu

Elmano anuncia criação de sistema integrado entre policiais e guardas municipais

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta segunda-feira que o Governo do Estado pretende lançar um programa para integrar os trabalhos dos policiais aos dos guardas municipais das 184 cidades cearenses. Os agentes de segurança municipais, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE), com a iniciativa, vão contar com um sistema integrado.

Na abertura do XII Seminário de Gestores Públicos, o chefe do Executivo falou sobre a ação, que promete fortalecer a integração e a inovação tecnológica para a segurança, inclusive com apoio financeiro para as prefeituras.

“Temos mais de quatro mil guardas municipais no Estado. Podemos fazer um trabalho muito importante, juntos, com tecnologia, ação integrada, comunicação e integração, para que se possa devolver, mais brevemente, a paz e a tranquilidade ao povo cearense”, afirmou Elmano.

A medida será anunciada como mais uma estratégia para diminuir os índices de violência e criminalidade no Ceará. Em fevereiro, o chefe do Executivo lançou o plano Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), com o objetivo de diminuir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que correspondem a homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), os roubos.

O plano de metas previa o pagamento de gratificações a profissionais da segurança pública caso eles atingissem redução de 11% em CVLIs e 15% em CVPs. No último mês de maio, foi repassada a primeira parcela de gratificação, de R$ 45,4 milhões, para mais de 25 mil servidores. No primeiro quadrimestre do ano — janeiro, fevereiro, março e abril —, o Ceará reduziu em 18,3% os CVLIs e em 26,8% os CVPs.