O Governo Federal selecionou os municípios que estão aptos a receber recursos para abastecimento hídrico pno âmbito do eixo “Água para Todos” do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). No Ceará, 34 cidades foram selecionadas e podem pedir recursos do Ministério das Cidades para abastecimento de água potável em áreas rurais. No âmbito nacional, a previsão é de que R$ 400 milhões sejam destinados em recursos.
Municípios de nove macrorregiões do Estado estão incluídos na lista: Cariri, Centro-Sul, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Vale do Curu, Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão de Crateús e Sertão de Tauá.
Confira a lista de municípios cearenses:
Acopiara;
Aiuaba;
Araripe;
Arneiroz;
Boa Viagem;
Campos Sales;
Canindé;
Caridade;
Catunda;
Caucaia;
Choró;
Crateús;
Deputado Irapuan Pinheiro;
Independência;
Itapajé;
Itapipoca;
Itatira;
Jaguaretama;
Jaguaribara;
Madalena;
Milhã;
Mombaça;
Morada Nova;
Parambu;
Paramoti;
Pedra Branca;
Pereiro;
Potiretama;
Quixadá;
Quixeramobim;
Saboeiro;
Salitre;
Solonópole;
Tauá.
Segundo o deputado federal cearense José Guimarães (PT), líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, a medida traz dignidade para os cearenses. “O sistema está aberto. Entrem e se credenciem para receber os recursos do Novo PAC”, disse, direcionando a palavra aos gestores municipais. O parlamentar foi um dos articuladores políticos da iniciativa e atuou diretamente na mobilização dos prefeitos cearenses, orientando as gestões a apresentarem propostas dentro do prazo previsto.
“O acesso à água é um bem da vida e garante dignidade aos homens e mulheres do campo. Essa é mais uma ação concreta do governo Lula para enfrentar a desigualdade no semiárido”, afirmou.
No último dia 5 de junho, o governo publicou uma portaria que instituiu o processo de seleção para as propostas das prefeituras. O processo, conforme o documento, ocorreu em três etapas: apresentação de propostas por intermédio de cartas-consulta eletrônicas; enquadramento e análise de propostas; e seleção de propostas. A expectativa é que os projetos selecionados avancem ainda este ano.
