Menu

Figueiredo confirma bancada federal do PDT com Elmano e descarta apoio ao União Brasil

Os deputados federais cearenses do PDT foram convidados e concordaram em compor a base do governador Elmano de Freitas (PT) já de olho nas eleições do próximo ano. O diretório estadual do partido se reuniu neste domingo (15) e definiu o acordo. Na oportunidade, Figueiredo também descartou qualquer possibilidade de aliança ao União Brasil, agora partido do ex-prefeito Roberto Cláudio.

“Por mais respeito que temos ao Roberto Cláudio, não temos condições de estarmos numa composição que, certamente, estará agrupada em torno de uma candidatura em oposição ao Governo Federal”.

O partido tem os seguintes deputados federais: André Figueiredo, Leônidas Cristino, Mauro Benevides Filho (em exercício); e Idilvan Alencar, licenciado para assumir a Secretaria de Educação de Fortaleza.

Já os deputados estaduais (Queiroz Filho, Antonio Henrique, Cláudio Pinho e Lucinildo Frota), seguem na oposição. Parte deles já têm, inclusive, acordo para deixar a agremiação e disputar o pleito do próximo ano por outras legendas.

“Fomos convidados pelo governador Elmano, em reuniões que tivemos no Palácio da Abolição, para que pudéssemos, como partido, compor sua base, mesmo tendo a compreensão que os deputados estaduais fazem parte, hoje, da oposição”, disse o presidente estadual do PDT Ceará, deputado federal André Figueiredo.

Segundo ele, não há teria nenhum constrangimento para o próprio governador que o PDT viesse institucionalmente sem ter os deputados estaduais, mas tendo os federais.

“LINHA DE DIÁLOGO”

Figueiredo argumentou, ainda, que os quatro deputados federais do PDT já fazem parte de uma linha de diálogo com o governador e foram autorizados, em reunião na sede estadual do partido, “a dar continuidade a esse diálogo”. André Figueiredo também ratificou o apoio institucional do PDT à gestão do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), ex-pedetista.

“Dos 8 vereadores, 7 são da base. Evandro representa vários dos ideais do PDT, mesmo estando no PT”, destacou.

CIRO E ALCIDES

Figueiredo também comentou sobre o apoio de Ciro Gomes, outro nome cotado para deixar o PDT, com destino próximo ao PSDB, ao pré-candidato do PL no Ceará ao Senado, deputado Alcides Fernandes. “Não temos nada contra deputado Alcides. A questão é que o PL colocou como projeto nacional eleger o maior número de senadores que serão oposição a um governo de esquerda que venhamos a eleger, ou serão base de um governo de direita se saírem vitoriosos”.