O presidente estadual do PT, Antônio Alves Filho, o Conin, fala sobre a ampla aliança interna em torno do nome dele para um novo mandato no comando da legenda no Ceará. Durante os preparativos para o Processo de Eleição Direta (PED), que será realizado no dia 6 de julho, duas correntes do partido, Campo Democrático e Campo Popular, cogitaram formar chapas, porém o nome do atual gestor foi consenso para a reeleição.
Neste sábado (14), Conin esteve em Quixadá, onde participou da Plenária Regional do PT no Sertão Central. Durante o evento, houve a confirmação de que a reeleição de Conin para a presidência estadual PT é realmente o desejo de quase todos os filiados. “Isso só aumenta a nossa responsabilidade e cada vez mais o nosso compromisso com o projeto do partido no Ceará e no Brasil”, disse ao Opinião CE.
ELEIÇÕES 2026
Conin lembra que o0 momento é d preparação para o PED. No entanto, salienta que não tem como esquecer os projetos do PT no que diz respeito as reeleições de Elmano de Freitas, para o Governo do Estado, e de Lula para a Presidência da República, além da ampliação da bancada na Assembleia Legislativa (Alece) e na Câmara dos Deputados, além da eleição de José Guimarães para o Senado.
“A reeleição do governador Elmano, para nós, é fundamental, está no centro do nosso projeto para o próximo ano, junto com a reeleição do presidente Lula. Vamos trabalhar muito, porque queremos ampliar a nossa bancada na Câmara Federal. O País todo está acompanhando as dificuldades que o presidente Lula está enfrentando no Congresso Nacional. Portanto, ter mais deputados federais [cearenses] do PT. Hoje, temos três, mas acreditamos que é possível elegermos cinco ou seis [deputados federais]. Nossa presença na Assembleia [Legislativa] dá para melhorar. Temos, hoje, 10 deputados estaduais. Na reeleição do Elmano, acreditamos que o PT pode chegar a uma bancada de 15 e queremos Guimarães senador”.
Tido como um político conciliador, Conin tem a simpatia dos petistas cearenses, independente da ala política do partido. “O Conin está credenciado para presidir o PT pela sua história, pela forma como conduz [o PT]. Consegue dialogar com todas as correntes, com todo mundo”, disse José Guimarães.
