O Hub Cultural Porto Dragão representou a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e apresentou, em Porto Alegre-RS, o case Hub Cultural Porto Dragão e demais políticas públicas voltadas para Economia Criativa e Fomento Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, no 12º Encontro da Plataforma de Territórios e Distritos Criativos e Culturais América-Europa, evento que reúne gestores públicos de cultura, turismo e economia, empreendedores e entidades representativas da indústria criativa da América Latina e da Europa.
A apresentação integrou o painel Brasil e sua Aposta nos Distritos Culturais e Criativos: Apresentação de Casos, com participação de iniciativas de políticas públicas brasileiras de três estados: Ceará, Mato Grosso e Espírito Santo. O objetivo do encontro foi debater de que forma as políticas públicas podem apoiar a recuperação e o desenvolvimento sustentável de Territórios Criativos e compartilhar experiências bem-sucedidas, inspirando outros territórios a adotarem modelos similares, além de fortalecer o intercâmbio de conhecimento e experiências entre gestores e governantes.
“O Hub Cultural Porto Dragão tem sido convidado para apresentar as políticas que estão sendo executadas no equipamento em diversos eventos pelo Brasil. Isso tem nos mostrado o quanto as pessoas querem conhecer mais sobre as políticas que estão sendo executadas no Ceará e como a gente tem sido visto como modelo a ser seguido, o que é muito importante porque reflete uma construção de anos da Secretaria da Cultura”, disse Leo Porto, gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão.
O evento, que já passou por países como Chile, Canadá e Colômbia, aconteceu, nesta edição, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre-RS, e é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do programa RS Criativo, e o Conexiones Creativas.
HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO
O Hub Cultural Porto Dragão integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) e tem foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido por meio de uma parceria entre a Secult e o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando no planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação. É responsável por fomentar a economia criativa, entendendo-a como modelos de negócio ou gestão originados de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual com o objetivo de gerar trabalho e renda.
Para saber mais sobre os programas e ações desenvolvidas pelo Hub Porto Dragão, acesse https://hubportodragao.cultura.ce.gov.br/.
