Na manhã desta terça-feira (10), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu uma comitiva formada por representantes do setor produtivo, acadêmico e ambiental com o objetivo de discutir ações estratégicas para o desenvolvimento da Economia Azul, um conjunto de atividades que reúne atividades econômicas sustentáveis ligadas ao uso dos recursos marinhos e costeiros.
Durante o encontro, um dos principais temas foi a formação executiva que será realizada no segundo semestre de 2025, na Nova School of Business and Economics, em Portugal. A iniciativa busca capacitar lideranças brasileiras sobre práticas e soluções inovadoras relacionadas ao desenvolvimento sustentável da economia do mar.
Estiveram presentes na reunião nomes de destaque como João Eduardo de Villemor Amaral, fundador da Sustainable Ventures e conselheiro do Instituto Winds for Future; professor Luiz Veiga Martins, diretor de Sustentabilidade da Nova School of Business and Economics; Armando Abreu, presidente da Qair Brasil e membro do conselho consultivo da Câmara Brasil-Portugal; Rômulo Alexandre Soares, representante da OAB-CE no Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA) e fundador do Winds For Future Festival; além de Paulo André Holanda, superintendente do SESI Ceará e diretor regional do SENAI Ceará; Roberto Gradvohl, presidente da Câmara Setorial de Economia do Mar; e representantes do setor industrial, como o empresário da pesca e diretor do Sindifrios, da FIEC.
Para Ricardo Cavalcante, a pauta é estratégica para o futuro do Ceará. “Todos os dias aprendemos coisas novas e isso é algo que, sem dúvidas, iremos abraçar, pois se trata de uma demanda do Ceará que se refere não apenas ao setor industrial, mas que precisamos discutir como um todo, com as universidades, com o setor público, tanto estadual, municipal, como federal. A FIEC vai dar suporte para fazer imersão e conhecermos novos horizontes para trazer para cá, pois a partir de uma ideia, desenvolvemos muitas outras”, destacou.
João Eduardo de Villemor Amaral já ressaltou a importância do encontro para fortalecer a atuação conjunta entre setores estratégicos. “Conversamos sobre a iniciativa de novas lideranças pela sustentabilidade e quero agradecer o presidente da FIEC pelo apoio de imediato. Tenho certeza que hoje demos um passo fundamental para engrandecer tudo aquilo que já vem sendo feito”, finalizou.
