Menu

Governo e universidades preparam levantamento para mapear disciplinas sem professores

Na Uece, a demanda chega a cerca de 500 professores. Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Representantes sindicais e estudantis da Universidade Estadual do Ceará (Uece) denunciaram que a instituição está com uma déficit de quase 500 professores, afetando cerca de 370 disciplinas. Na última segunda-feira (9), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) delimitou um prazo de 45 dias para que o Governo apresente um plano de ação para enfrentar a falta de docentes.

Ao Opinião CE, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) afirmou que o Governo do Ceará e as universidades estaduais estão preparando um levantamento para mapear as disciplinas que estão sem professores. Ainda conforme a pasta, está marcada uma reunião para o dia 18 de junho, ocasião em que o Executivo se reunirá com representantes sindicais e as instituições de ensino superior (IES) no Estado.

Além da Uece, a reunião ainda contará com representantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

De acordo com a Secretaria, já foram assinados os atos de convocação de 35 docentes, conforme demanda apresentada pela Uece. “Os processos estão em fase final de tramitação”, destacou. A demanda apresentada pelos estudantes e representantes sindicais, de quase 500 docentes, no entanto, ainda está longe de ser alcançada.

Confira a nota completa da Secitece

Apesar de não ter sido convocada para a audiência junto ao MPCE, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) informa que tem acompanhado as demandas das Universidades, por meio da Mesa Setorial de Negociação Permanente (MENP), espaço de negociação que envolve Secitece, IES estaduais (Uece, Urca e UVA) e bancada sindical, com data da próxima reunião prevista para o dia 18 de junho (quarta-feira que vem).

A Secitece prepara, em conjunto com as IES estaduais, um levantamento das disciplinas com carência de professores, sendo a convocação de novos docentes de competência do Governo do Estado, que obedece a critérios legais, orçamentários e gerenciais.

Ainda no que diz respeito à Secitece, a pasta informa que já assinou os atos de convocação de 35 docentes, conforme demanda apresentada pela Uece. Os processos estão em fase final de tramitação.

A Secitece segue à disposição para o diálogo em busca de melhorias para a Educação Superior no Ceará.

AUDIÊNCIA NA ALECE

Nesta quarta-feira (11), foi realizada uma reunião na Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTES) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Na ocasião, estiveram presentes representantes do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece) e do cadastro de reserva da Uece. A audiência foi convocada pelo presidente do colegiado, o deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), com subscrição do deputado Heitor Férrer (União Brasil). Representante do mandato do deputado Renato Roseno (Psol) também esteve presente. Na Alece, foi proposta a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Uece.

Conforme as informações divulgadas na audiência, mais de 370 disciplinas estão sendo afetadas pela falta de docentes. Também houve críticas em relação aos programas de permanência, como auxílio moradia e residência universitária, ao restaurante universitário (RU) e à demora para conclusão do curso.