O índice de aprovação do presidente Lula (PT) caiu para 28% e a reprovação subiu para 40%. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo instituto Datafolha. Na rodada anterior do levantamento, no começo de abril, 29% aprovavam o chefe do Executivo, enquanto 38% reprovavam. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A última pesquisa mostrava uma melhora em relação aos índices de fevereiro, que apontaram reprovação de 41% e apenas 24% de aprovação. Com a nova queda, a curva voltou a decrescer. A crise no INSS tem sido o principal fator que tem impactado na imagem do Governo.
No dia 23 de abril, a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), revelou que cerca de R$ 6 bilhões foram desviados da Previdência na forma de descontos ilegais de aposentadorias para favorecer entidades.
O LEVANTAMENTO
O índice dos que veem o trabalho do presidente como regular passou de 32% nos levantamentos anteriores para 31%. Do total, 1% dos entrevistados não souberam avaliar. O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 136 municípios do país nesta terça (10) e quarta-feira (11).
A pesquisa também perguntou se os eleitores aprovam ou desaprovam o trabalho de Lula como presidente. Neste cenário, houve crescimento nos dois índices: os que aprovam é de 46% – eram 48% em abril -, e o dos que desaprovam é de 50% – eram 49%.
