Os deputados estaduais aprovaram em plenário na sessão desta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Projeto de Lei que reconhece o município de Itapipoca como a “capital cearense da megafauna pré-histórica”. A proposta é de autoria do presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB).
Segundo ele, a proposta visa dar o devido destaque à cidade no cenário paleontológico estadual e nacional. De acordo com o parlamentar, a iniciativa encontra respaldo nas características da região, onde são encontrados fósseis de megafauna do Período Quaternário, de 2,58 milhões de anos até o presente.
“Itapipoca se destaca pela abundância e diversidade de fósseis de grandes mamíferos pré-históricos, como preguiças-gigantes, tatus-gigantes [gliptodontes] e mastodontes. É um verdadeiro tesouro científico que precisa ser reconhecido e valorizado”, afirmou Aldigueri.
Conforme o texto da matéria, a relevância de Itapipoca vai além da quantidade e variedade dos fósseis encontrados, já que o município abriga o Museu da Megafauna, instituição pioneira dedicada à preservação, estudo e exposição desses fósseis, tornando-se referência no Nordeste brasileiro.
O presidente do Legislativo afirmou que o reconhecimento é “um passo importante” para fortalecer a identidade cultural e científica da cidade, além de fomentar o turismo científico e incentivar novas pesquisas.
