Neste sábado (14), o Espaço Cultural – Núcleo Diálogos, da Universidade de Fortaleza (Unifor), recebe o encerramento da temporada cearense da série Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial. Com o tema “Artes Visuais: O Movimento Armorial na contemporaneidade”, o evento acontece às 15h, e promove uma conversa sobre as raízes e desdobramentos atuais de um dos movimentos culturais mais significativos do Brasil, encabeçado pelo paraibano Ariano Suassuna.
O encontro acontece em homenagem aos 98 anos do artista, que seriam completados no dia 16 de junho. Durante a ação serão abordadas as principais características das artes visuais armoriais: xilogravuras populares nordestinas, iluminogravuras, pinturas, esculturas, cerâmicas e tapeçarias desenvolvidas a partir da estética do movimento. Também há destaque para a obra do gravador Gilvan Samico, nome fundamental do Armorial.
Quem mediará o debate será Carlos Newton Júnior, poeta, ensaísta, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos maiores estudiosos da obra de Ariano Suassuna. A conversa conta também com as cearenses Socorro Torquato (Côca), artista visual; e Eleuda de Carvalho, jornalista, escritora e pesquisadora com vasta atuação na área cultural.
O evento é gratuito e aberto ao público, seguido de visita guiada à exposição “Armorial 50”, conduzida por Carlos Newton Júnior e ambas as convidadas.
ARTE ARMORIAL
A Mostra Armorial 50 segue em cartaz no Espaço Cultural UNIFOR até o dia 29 deste mês. Com patrocínio oficial da Petrobras e realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, a série Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial integra o conjunto de ações comemorativas pelos 55 anos do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna em 1970. A proposta do movimento é a construção de uma arte erudita brasileira a partir da síntese entre a cultura popular nordestina e as tradições clássicas europeias.
Confira a programação:
Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial – Tema: Artes Visuais
- Sinopse: A xilogravura popular nordestina e as características da pintura armorial; a escultura, a cerâmica e a tapeçaria armoriais; as xilogravuras de Gilvan Samico e as iluminogravuras de Ariano Suassuna; e o Movimento Armorial na contemporaneidade.
- 14 de junho (sábado), às 15h
Espaço Cultural – Núcleo Diálogos, entrada gratuita
Participantes: Socorro Torquato (Côca), Eleuda de Carvalho, com mediação de Carlos Newton Júnior
Espaço Cultural Unifor
- Até 29 de junho 2025
- De terça a sexta, 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, 12h às 18h
- Entrada gratuita
