Menu

Fortaleza adere ao programa “Acredita no Primeiro Passo” em evento com ministro no Ceará

Foto: Ezequiel Vieira/Opinião CE

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), e do presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara, assinou a adesão de Fortaleza ao Programa Acredita no Primeiro Passo.

A assinatura aconteceu nesta segunda-feira (9), durante evento realizado no Teatro São José, para celebrar a iniciativa.

De acordo com Evandro, o programa promove a autonomia socioeconômica através da capacitação e do microcrédito, incentivando o combate à extrema pobreza. “O Estado do Ceará tirou 600 mil pessoas da pobreza nos últimos dois anos”, destacou o prefeito. 

Estiveram presentes na ocasião a vice-governadora Jade Romero (MDB), a vice-prefeita Gabriela Aguiar (PSD), a defensora pública Samia Farias, a secretária Cintia Stuart e o superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Luiz Gurgel. Também participaram empreendedores atendidos pelo Crediamigo, além de representantes do Crediamigo e do Agroamigo.

PROGRAMA

O projeto visa ampliar oportunidades de inclusão produtiva, geração de renda e acesso a microcrédito para pessoas de baixa renda. A participação do ministro Wellington Dias reforça políticas de assistência e desenvolvimento social no Estado, além de fortalecer o alinhamento federativo entre União, Estado e Municípios.

O programa “Acredita no Primeiro Passo” é promovido como carro-chefe das políticas de inclusão produtiva do Governo Federal e abre caminho para novos programas integrados às gestões municipais, com foco na população em situação de vulnerabilidade.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o programa tem uma linha de financiamento, em parceria com o Banco do Nordeste, com taxas de juros de 0,7% ao mês, para ajudar os microempreendedores urbanos e rurais da região, incluindo cada vez mais esse setor na economia. Para ele, “o resultado disso é uma Fortaleza melhor, do ponto de vista social e econômico”.

Durante o evento, Wellington Dias ainda destacou os avanços sociais recentes, relacionando os esforços federais contra a extrema pobreza. “Ela (extrema pobreza) estava em 5,2% em 2014, subiu para 9% e agora a gente já chegou na casa de 4%. A pobreza, que chegou a 37%, saiu ontem nos resultados publicados pelo Banco Mundial: (reduziu para) 23. Então, é esse caminho que a gente quer trabalhar.”

Sobre a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Fortaleza, o ministro ressaltou os investimentos já realizados e a importância da união com o município.

“Com os contratos liberados hoje, a gente completa R$ 152 milhões em Fortaleza. Vários contratos, aqui são vários contratos e, repito, estamos começando aqui com esse apoio. A gente precisa muito desse apoio do município, da prefeitura, articulando o social, o emprego, com a área de habitação, com os vários programas, nós vamos acelerar. Eu digo que Fortaleza acelera, a partir deste ano, na direção de mais recursos para o emprego, para o empreendedorismo e, claro, para a Fortaleza sem fome.”

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também comentou a relevância da presença do Governo Federal e destacou a articulação conjunta com os ministérios.

“É sempre importante a gente estar recebendo o governo federal, através de diversos ministérios, e o ministro Wellington, que tem tido uma atenção toda especial aqui com o Estado do Ceará e, em especial, com Fortaleza. Eu, nos meus primeiros dias como prefeito, estive com ele. A minha vice-prefeita, Gabriela, também esteve com ele. Estamos acelerando diversas ações que nós iremos, nos próximos meses, estar anunciando para toda a população.”

Marciana Ferreira, de 47 anos, é microempreendedora e trabalha há mais de dez anos com negócio próprio. Com o apoio do Crediamigo, ela mantém uma loja onde vende cosméticos, roupas de cama, mesa e banho, brinquedos, roupas femininas e masculinas. Feliz com seu trabalho, Marciana falou ao Opinião CE sobre a importância das iniciativas de crédito voltadas para os pequenos empreendedores.

“Muitas vezes o pequeno empreendedor não tem um capital para investir no seu negócio, comprar mercadoria. Então, é muito importante essa iniciativa de confiar e dar esse crédito para o empreendedor investir no seu negócio e fortalecer mais ainda (o negócio).”

Ela também valorizou o comércio nas periferias. “Na periferia, as vendas são muito boas. É muito bom ter algum negócio, seja comércio de cereais ou de roupas. Tudo que você coloca na periferia dá certo, porque a pessoa não precisa se deslocar, não vai ao centro e não precisa gastar mais. Eu já trabalhei fora e, depois que abri minha loja no bairro, vi que melhorou bastante. Vi resultados”, concluiu Marciana.

OUTROS INVESTIMENTOS

No evento, foi divulgado o investimento de R$ 1,6 bilhão destinado ao programa, apenas para a região Nordeste. Além disso, foi assinado também um acordo de Cooperação Técnica do Plano Ruas Visíveis, um acordo entre as entidades governamentais que visa garantir direitos humanos, promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de rua.

Com colaboração de Ezequiel Vieira.